Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. DISCENTE: PEDRO GERMANO NOBRE NETO DATA: 23/10/2020 HORA: 15:00 LOCAL: Plataforma Google Meet TÍTULO: COMUNICAÇÃO EM OUVIDORIA: UM CASO DE PRÁTICA
ORGANIZACIONAL PALAVRAS-CHAVES: Ouvidoria Pública, práticas comunicativas; comunicação
organizacional; manual. PÁGINAS: 107 GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas ÁREA: Comunicação RESUMO: Este trabalho traz uma problematização acerca da temática Comunicação e Ouvidoria
Pública ao apresentar um estudo que busca compreender a necessidade da Rede de
Ouvidorias da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH em ter suas
práticas comunicativas padronizadas sob a ótica da tríade de atividades registro de
manifestação, pesquisa de satisfação e serviços de informação ao cidadão, na perspectiva
de que elas podem ser analisadas no contexto da comunicação organizacional. Dessa
forma, houve a necessidade de percepção da relação entre Ouvidoria e Comunicação por
parte de um grupo de 39 ouvidores, direcionado para um entendimento de rede social
enquanto construção de vínculos relacionais entre indivíduos e lançando mão de uma
metodologia qualitativa que faz uso de uma pesquisa bibliográfica acerca das categorias
trabalhadas; pesquisa documental sobre a legislação e normativos vigentes; observação
participante à medida que o pesquisador é ator do processo; questionário, a fim de traçar
informações a partir dos ouvidores; e entrevista, na perspectiva de aprofundar as opiniões
dos profissionais. Como peça prática a ser apresentada junto ao Mestrado Profissional em
Comunicação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), será produzido um
Manual de Práticas Comunicativas para a referida Rede. MEMBROS DA BANCA: Presidente - 1702717 - FLAVIA DE ALMEIDA MOURA Interno - 407421 - PROTASIO CEZAR DOS SANTOS