Banca de QUALIFICAÇÃO: PEDRO PEREIRA FERREIRA JÚNIOR

DISCENTE: PEDRO PEREIRA FERREIRA JÚNIOR
DATA: 19/11/2020
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: COMUNICAÇÃO COM OS [IN] VISIVEIS: um estudo da percepção dos empregados terceirizados da limpeza sobre sua percepção de comunicação com professores e alunos no Campus Dom Delgado da UFMA
PALAVRAS-CHAVES: Cultura Organizacional. Invisibilidade Pública. Cegueira Psicossocial. Comunicação mais Humana. UFMA.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: Tem-se como objetivo analisar a percepção dos empregados terceirizados da limpeza sobre suas relações de comunicação com professores e alunos no campus Dom Delgado da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). É caracterizada como social, de abordagem fenomenológica, do tipo qualitativa, explicativa, documental, bibliográfica e de caso, fruto de uma pesquisa de campo por meio de entrevistas semiestruturadas e experiência etnográfica. O estudo se baseia em fontes bibliográficas que abordam acerca das categorias selecionadas: organização, identidade, pessoas e cultura organizacional, além de invisibilidade pública e cegueira psicossocial na sociedade de modo geral e em especial, nas organizações. Discute-se ainda sob o prisma da comunicação em uma perspectiva mais humana, em contraponto ao modelo tradicional e instrumental, vendo-a como uma alternativa de minimização de problemas causados pela invisibilidade social. Descreve-se também a realidade e rotinas dos terceirizados da limpeza que trabalham naquele campus da UFMA. Como resultados parciais, o estudo apresenta a partir dos dados coletados as inferências acerca das relações de comunicação entre os terceirizados da limpeza e professores e alunos, destacando formas de melhoria dessas relações por meio do produto apresentado.
Interno - 1702717 - FLAVIA DE ALMEIDA MOURA
Presidente - 407421 - PROTASIO CEZAR DOS SANTOS