Banca de QUALIFICAÇÃO: MARY AUREA DE ALMEIDA COSTA EVERTON

DISCENTE: MARY AUREA DE ALMEIDA COSTA EVERTON
DATA: 20/11/2020
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: OLHAR SOBRE A CEGUEIRA: comunicação institucional, representações e imagens de experiências sociais junta a Escola de Cegos do Maranhão -ESCEMA
PALAVRAS-CHAVES: Cego. ESCEMA. Representação Social. Identidade. Identificação.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: A comunicação apresenta uma das principais variáveis para a ocorrência de inclusão do cego, pois quando se constrói um ambiente comunicacional favorável, eles passam a ter condições básicas de participação junto à sociedade. Dessa forma, objetiva-se conhecer as causas e consequências das representações sociais, identidade e identificações do presente a partir do conhecimento do cego da ESCEMA que troca experiências, têm sentimentos, emoções e descobertas, como protagonista de sua vida que cria, luta, protesta e responde no seu dia a dia. Os procedimentos metodológicos deram-se mediante abordagem qualitativa e dados quantitativo. A tipologia da pesquisa foi exploratória, descritiva, explicativa, bibliográfica, documental e estudo de caso. O universo foi composto por alunos, colaboradores, pais e/ou responsáveis. A amostragem foi constituída em três grupos distintos, sendo Grupo A: 10 alunos cegos, Grupo B: 10 funcionários podendo ser dos setores da direção, administrativo ou professor e Grupo C 10 pais/e/ou responsáveis que convivem com o aluno cego diariamente. Como resultado parcial fez-se a revisão teórica sobre representação social, identidade, identificação e comunicação institucional. Analisou-se documentos produzidos pela ESCEMA o que resultou na elaboração do contexto sócio-histórico da escola.
Interno - 1626171 - LI CHANG SHUEN CRISTINA SILVA SOUSA
Externo à Instituição - MARCELO PEREIRA DA SILVA - NENHUMA