Banca de QUALIFICAÇÃO: NATHALIA CRISTINA RAMOS ARAUJO E SILVA

DISCENTE: NATHALIA CRISTINA RAMOS ARAUJO E SILVA
DATA: 10/12/2020
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: TENDÊNCIAS DE CONSUMO NO MERCADO EDUCACIONAL PRIVADO EM SÃO LUÍS: Proposta de estratégias de Comunicação Mercadológica para Instituições de Ensino Superior
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Ensino Superior Privado. Tendências. Comportamento do Consumidor.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: Este estudo tem como objetivo apresentar tendências de consumo para o mercado da educação superior privada de São Luís/MA, com base em levantamento bibliográfico e na análise do perfil do comportamento dos estudantes que acessam o ensino superior, entendendo os seus critérios de escolha, necessidades, motivações e a sua jornada de consumo. Com a investigação, propomos um manual com estratégias de Comunicação Mercadológica para uma instituição de ensino da rede particular – o Centro Universitário UNDB – para a melhoria do relacionamento da instituição com seus consumidores. A pesquisa justifica-se tanto pela relevância social da educação privada para o desenvolvimento do país, quanto pela necessidade que as instituições têm de conhecer melhor o comportamento do seu consumidor e os marcadores que orientam a escolha do potencial aluno. O trabalho utiliza aporte teórico sobre a expansão do Ensino Superior Privado, tendências para a área educacional, comportamento do consumidor e tendências de consumo dos estudantes. Para a metodologia, optamos pelo método quanti-qualitativo para o desenvolvimento de uma pesquisa de tendências exploratória-descritiva, que envolve análise bibliográfica, aplicação de questionários com estudantes do Ensino Médio e concluintes da graduação e observação de ingressantes do ensino superior.
Externo à Instituição - MARCELO PEREIRA DA SILVA - NENHUMA
Interno - 1766795 - MARCIO CARNEIRO DOS SANTOS