Banca de DEFESA: PEDRO PEREIRA FERREIRA JÚNIOR

DISCENTE: PEDRO PEREIRA FERREIRA JÚNIOR
DATA: 24/11/2021
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: COMUNICAÇÃO COM OS (IN)VISÍVEIS: um estudo da percepção dos empregados terceirizados da limpeza sobre suas relações de comunicação com a comunidade acadêmica no campus Dom Delgado da UFMA
PALAVRAS-CHAVES: cultura organizacional; invisibilidade pública; cegueira psicossocial; comunicação mais humana; UFMA.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: Tem-se como objetivo compreender a percepção dos empregados terceirizados da limpeza sobre suas relações de comunicação com professores, alunos e técnicos administrativos (denominados neste trabalho de comunidade acadêmica) no campus Dom Delgado da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). É caracterizada como social, de abordagem fenomenológica, do tipo quantitativa e qualitativa, explicativa, documental, bibliográfica e de caso, fruto de uma pesquisa de campo por meio da aplicação de questionário com 122 respondentes daquele campus e realizada 10 entrevistas com os serventes de limpeza do Centro Pedagógico Paulo Freire na UFMA. O estudo se baseia em fontes bibliográficas que abordam acerca das categorias selecionadas: organização, identidade, pessoas e cultura organizacional, além de invisibilidade pública e cegueira psicossocial na sociedade de modo geral e em especial, nas organizações, relacionando esses problemas sociais com a Teoria do Reconhecimento de Axel Honneth. Discute-se sob o prisma da comunicação em uma perspectiva mais humana, em contraponto ao modelo tradicional e instrumental, vendo-a como uma alternativa de minimização de problemas causados pela invisibilidade social. Apresenta-se ainda a realidade e rotinas dos terceirizados da limpeza que trabalham naquele campus da UFMA. Como resultados, o estudo apresenta a partir dos dados coletados as inferências acerca das relações de comunicação entre os terceirizados da limpeza e a comunidade acadêmica das quais se destacam as percepções que indicam sensações de invisibilidade, desmotivação e sentimento de desvalorização de seu trabalho. Com tal cenário, foi apresentado Plano de Ação, intitulado “Essenciais in Foco”, como produto fruto desta pesquisa no intuído de melhoria nas relações entre terceirizados e a comunidade acadêmica, além de maior visibilidade e reconhecimento do trabalho dos serventes de limpeza do campus Dom Delgado da UFMA.
Interno - 1702717 - FLAVIA DE ALMEIDA MOURA
Presidente - 407421 - PROTASIO CEZAR DOS SANTOS