Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUANY DE OLIVEIRA PESTANA

2022-02-08 16:00:31.485

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUANY DE OLIVEIRA PESTANA
DATA: 11/02/2022
HORA: 10:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: AS RELAÇÕES PÚBLICAS COMUNITÁRIAS COMO INSTRUMENTO ORGANIZACIONAL DO INSTITUTO BATUCANDO A ESPERANÇA: proposta de uma política de comunicação comunitária.
PALAVRAS-CHAVES: comunicação comunitária; comunicação organizacional; relações públicas comunitárias; política de comunicação; Instituto Batucando a Esperança.
PÁGINAS: 61
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: Baseado no trabalho de conclusão de curso da autora, esta pesquisa objetiva demostrar o exercício das práticas de Relações Públicas Comunitárias (RPC) como objeto de instititucionalização, tendo como produto final uma Política de Comunicação Couminitária para Instituto Batucando a Esperança. O instituto social localizado na Vila Palmeira, em São Luís, visa dar assistência a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por meio do ensino de música percussiva. Para o desevolvimento do presente trabalho foi necessário o uso dos estudos nas áeras de: comunicação comunitária, relações públicas comunitárias, comunicação organizacional e política de comunicação, para embasar o conteúdo teórico. O produto, por sua vez, foi construído a a partir da análise de respostas obtidas nos questionários aplicados e reuniões realizadas aos públicos de interesse, pais/responsáveis e coordenadores do Instituto. A metodologia abordada foi a Pesquisa-ação, de Michel Thiollent, com a inserção da pesquisadora no campo da pesquisa, assim como também a participação direta dos atores sociais da comunidade. Ao final, pode-se concluir que a prática de RPC dentro do campo comunitário consiste em aprimorar o relacionamento entre a organização e seus públicos de interesse, gerando maior engajamento e interação, contribuindo, no caso em questão, para a institucionalização do Batucando a Esperança. Dessa forma, compreende-se que a Política de Comunicação Comunitária é essencial para a organização institucional do instituto, uma vez que, norteará a conduta e relacionamento do Batucando a Esperança com seus públicos de interesse.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1702717 - FLAVIA DE ALMEIDA MOURA
Externo à Instituição - MARCELO PEREIRA DA SILVA - NENHUMA
Presidente - 407421 - PROTASIO CEZAR DOS SANTOS

fim do conteúdo