Banca de QUALIFICAÇÃO: VIRGINIA CUNHA BARROS OSSOVSKI

DISCENTE: VIRGINIA CUNHA BARROS OSSOVSKI
DATA: 14/03/2022
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: JORNALISMO GUIADO POR DADOS EM QUADRINHOS - DESMISTIFICANDO A TECNOLOGIA
PALAVRAS-CHAVES: Jornalismo Digital, Cibercultura, Jornalismo Guiado por Dados, Quadrinhos
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: Este trabalho trata do processo de desenvolvimento de um produto que consiste em uma história em quadrinhos voltada ao público de profissionais e estudantes de graduação de Comunicação e Jornalismo com o objetivo de introduzir os principais conceitos de Jornalismo Guiado por Dados. Apresenta revisão bibliográfica referente às mudanças causadas no último século no campo do Jornalismo com a presença cada vez maior de computadores e acessórios semelhantes de informática no ambiente das redações jornalísticas e a crescente necessidade de conhecimento específico para utilização dessas ferramentas tecnológicas. Foi desenvolvida uma parceria com o docente Benedito Medeiros Neto e os seus respectivos discentes da disciplina de Jornalismo de Dados do curso de Ciência da Computação da Universidade de Brasília. Apresentamos o produto em desenvolvimento.
Interno - 1626171 - LI CHANG SHUEN CRISTINA SILVA SOUSA
Presidente - 1766795 - MARCIO CARNEIRO DOS SANTOS