Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de QUALIFICAÇÃO: GLEICILENE PEREIRA SETUBAL

2022-03-21 12:22:30.741

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GLEICILENE PEREIRA SETUBAL
DATA: 29/03/2022
HORA: 15:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: A COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL COMO PROCESSO ESTRATÉGICO DE FORTALECIMENTO DOS PEQUENOS NEGÓCIOS: o desenvolvimento de uma plataforma de comunicação para as pequenas empresas de São Luís/MA
PALAVRAS-CHAVES: comunicação organizacional, pequenos negócios, estratégia, hub de conteúdo
PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: A partir dos conceitos de comunicação organizacional e os impactos positivos que a comunicação acarreta nas organizações, este trabalho consiste em uma pesquisa aplicada ao contexto dos pequenos negócios que prima pelo desenvolvimento de uma plataforma on-line de comunicação para as pequenas empresas de São Luís/MA. É estruturado em três capítulos e em primeira instância se propõe a analisar como a comunicação organizacional pode contribuir com o processo estratégico de fortalecimento dos pequenos negócios, delineando desde o conceito de comunicação, a compreendendo como um processo vivo dentro das organizações, como as características desta no contexto organizacional, levando em consideração as particularidades estruturais e comunicacionais dos pequenos negócios. Em sua forma aplicada, consiste no desenvolvimento de uma plataforma digital, denominada aqui como “hub de conteúdo” – ambiente especifico em que é possível encontrar blog posts, conteúdos visuais, conteúdos interativos, páginas de produtos e de serviços, entre outras ferramentas, capazes de permitir informações sobre diversas frentes da comunicação, capacitações, treinamentos, possibilidades de interação entre membros, por meio de diálogos com outros empreendedores e profissionais de comunicação. Deste modo, a ser utilizado pelas pequenas organizações, funcionará como um espaço interativo, vivo, um espaço de troca de saberes que podem fornecer conhecimento para gestão inicial da comunicação das pequenas organizações seja feita de maneira mais estratégica e dentro da possibilidade de cada negócio. Apoia-se em pesquisas de campo e de diferentes institutos, principalmente IBGE, Sebrae e Jucema, para o entendimento das principais características dos pequenos negócios, e correlaciona estas características as produções cientificas e modelos de hubs que já existem para mapear as possibilidades de aplicabilidade ao contexto particular que as pequenas organizações ludovicenses carecem.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MARIA EUGÊNIA PORÉM - UNESP
Presidente - 2867927 - MELISSA SILVA MOREIRA RABELO
Interno - 407421 - PROTASIO CEZAR DOS SANTOS

fim do conteúdo