Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de DEFESA: GLEICILENE PEREIRA SETUBAL

2022-08-15 11:51:24.15

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GLEICILENE PEREIRA SETUBAL
DATA: 02/09/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência Gravada no Google Meet
TÍTULO: A COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL COMO PROCESSO ESTRATÉGICO DE FORTALECIMENTO DOS PEQUENOS NEGÓCIOS: o desenvolvimento de uma plataforma de comunicação para as pequenas empresas de São Luís/MA
PALAVRAS-CHAVES: comunicação organizacional, pequenos negócios, estratégia, hub de conteúdo
PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: A partir dos impactos positivos que a comunicação acarreta nas organizações, esta dissertação consiste em uma pesquisa aplicada ao contexto organizacional dos pequenos negócios ludovicenses que tem como objetivo discutir as possibilidades da comunicação como processo fortalecedor dos pequenos negócios. Em primeira instância, recorrendo a um levantamento bibliográfico, faz um breve resgaste conceitual sobre o conceito e evolução da comunicação, trazendo alguns insights sobre as novas perspectivas de sua performance no âmbito das pequenas organizações, parte da ideia de que ao pensar a comunicação organizacional no contexto das pequenas organizações, observa-se que há a necessidade de romper com os paradigmas que engessam as rotinas organizacionais e são fatores impeditivos de desenvolvimento. Desta maneira, levando em consideração as particularidades estruturais e comunicacionais dos pequenos negócios de São Luís (MA), propõe-se como produto desta pesquisa, o desenvolvimento de uma plataforma de conteúdo digital, mais conhecida como “hub de conteúdo”, um espaço on-line capaz de ser fonte de informações e espaço de interações sobre diversas frentes da comunicação organizacional, além de capacitações e treinamentos para os empreendedores locais. O processo metodológico de criação do produto foi norteado pela metodologia de Design Thinking que tem como premissa a empatia no desenvolvimento de projetos, em consonância aos conceitos para o desenvolvimento de páginas na web e de produtos de comunicação digitais. Ao ser utilizado pelas pequenas organizações, o objetivo da plataforma é permitir o acesso a conceitos e práticas de comunicação organizacional, eventos e treinamentos ao tempo que constrói uma rede de troca de saberes entre esses empreendedores. Ao longo do tempo, acredita-se que esta ferramenta tende a contribuir à criação de uma comunidade empreendedora mais alerta e preparada para as dinâmicas da comunicação organizacional dos seus negócios.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MARIA EUGÊNIA PORÉM - UNESP
Presidente - 2867927 - MELISSA SILVA MOREIRA RABELO
Interno - 407421 - PROTASIO CEZAR DOS SANTOS

fim do conteúdo