Banca de DEFESA: ALEXSANDRA JÁCOME CASTELO GOMES TORRES

DISCENTE: ALEXSANDRA JÁCOME CASTELO GOMES TORRES
DATA: 10/01/2023
LOCAL: Sala do PPGCOMPro
TÍTULO: CONHECENDO O SUS: uma proposta de orientação e informação para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no HU-UFM por multiplataformas de comunicação.
PALAVRAS-CHAVES: Comunicação; Comunicação e Saúde; Comunicação Comunitária; Informação; Políticas Públicas de Saúde; SUS.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: Este trabalho tem o objetivo de oportunizar o acesso a informações e orientações junto ao público de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA) por meio de uma estratégia de comunicação, na qual a ferramenta proposta é uma série de vídeos que serão distribuídos pelo sistema de rede interna para as multiplataformas de comunicação da instituição. Dessa forma, visamos fomentar o conhecimento acerca do SUS, a prevenção de doenças e a promoção da saúde, transformando-os em protagonistas do seu próprio cuidado, e também fortalecendo a imagem institucional do HU-UFMA e do SUS. A metodologia utilizada contou com uma abordagem híbrida por meio da aplicação de pesquisa quantitativa e qualitativa de caráter exploratório com coleta de dados diretos por meio das modalidades bibliográfica, documental e de campo com a aplicação de questionários e da utilização da técnica de grupo focal, com o intuito de validar o formato escolhido, identificar o perfil e o nível de informação dos usuários do SUS que são atendidos nos ambulatórios do HU-UFMA. A partir das análises e dados coletados foi decidido o produto, vídeos, sendo definidos temas principais para a produção de roteiro e posterior produção deles. A ideia é utilizar os programas como o Canva e ou o Inshot para a edição, por serem de fácil usabilidade e gratuitos, com uma proposta que busca garantir um processo comunicacional eficiente, claro, conciso e de fácil entendimento, para que a própria equipe de comunicação do HU-UFMA consiga dar continuidade a produção. A estratégia tem o intuito de propiciar uma mudança de postura, comportamento e entendimento do papel de usuário do SUS, levando-o ao empoderamento do seu direito à saúde e do seu cuidado com a saúde.
Externo ao Programa - 2236259 - JOSIE DO AMARAL BASTOS
Interno - 1626171 - LI CHANG SHUEN CRISTINA SILVA SOUSA