Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de DEFESA: LUANY DE OLIVEIRA PESTANA

2023-01-11 17:36:30.865

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUANY DE OLIVEIRA PESTANA
DATA: 30/01/2023
HORA: 09:30
LOCAL: Videoconferência Gravada no Google Meet
TÍTULO: AS RELAÇÕES PÚBLICAS COMUNITÁRIAS COMO INSTRUMENTO ORGANIZACIONAL DO INSTITUTO BATUCANDO A ESPERANÇA: proposta de uma política de comunicação comunitária.
PALAVRAS-CHAVES: comunicação comunitária; comunicação organizacional; relações públicas comunitárias; terceiro setor; Instituto Batucando a Esperança; São Luís, MA.
PÁGINAS: 96
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: Objetivou-se elaborar um plano de ação de comunicação comunitária para o Instituto Batucando a Esperança (IBE) - bairro Vila Palmeira em São Luís, MA com o propósito de auxiliar no seu processo de institucionalização. O instituto social tem como objetivo dar assistência às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por meio do ensino de música percussiva. Para o desevolvimento teórico deste trabalho foi necessário o uso dos estudos nas áeras de: comunicação comunitária, relações públicas comunitárias, comunicação organizacional e comunicação no terceiro setor. O modelo epistemológico foi o interpretativo. As implicações metodológicas contaram com o apoio da abordagem qualitativa e quantitativa (mista), da pesquisa bibliográfica, da documental, do estudo de caso e da pesquisa-ação. Esses pressupostos proporcionaram a escolha das técnicas de coleta de dados como a observação e o questionário. O produto, por sua vez, foi construído a partir da análise de respostas obtidas nos questionários aplicados e reuniões realizadas aos públicos de interesse, pais/responsáveis e coordenadores do Instituto. Dessa forma, chegou-se à conclusão que a prática de RPC dentro do campo comunitário consiste em aprimorar o relacionamento entre a organização e seus públicos de interesse, gerando maior engajamento e interação, contribuindo, no caso em questão, para a institucionalização do Batucando a Esperança. Assim, compreende-se que o plano de ação de comunicação comunitária é essencial para o processo de estruturação orgazacional do instituto, uma vez que, norteará a conduta e relacionamento do Batucando a Esperança com seus públicos de interesse.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1702717 - FLAVIA DE ALMEIDA MOURA
Externo à Instituição - MARCELO PEREIRA DA SILVA - UMSP
Presidente - 407421 - PROTASIO CEZAR DOS SANTOS

fim do conteúdo