Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de QUALIFICAÇÃO: GEYLSON ANTONIO DE SOUSA PAIVA

2023-02-01 12:39:07.897

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GEYLSON ANTONIO DE SOUSA PAIVA
DATA: 24/02/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Videoconferência Gravada no Google Meet
TÍTULO: JORNALISMO DIGITAL E MEMÓRIA: UMA PROPOSTA DE PROTOCOLO PARA TRANSFORMAR ACERVOS IMPRESSOS EM CONTEÚDOS DIGITAIS A PARTIR DA REVISTA PLAYBOY
PALAVRAS-CHAVES: Jornalismo Digital, Memória, Acervo Impresso, PLAYBOY, Protocolo.
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: O presente trabalho busca entender as possibilidades de utilização de um acervo impresso na internet (site e redes sociais digitais), a partir da ressignificação dessa memória, e promover a sua inserção na rotina de produção jornalística digital para além do uso enquanto fonte de pesquisa. Propomos a construção de um protocolo para transformar um acervo impresso em memória digital como conteúdo expandido na internet. Assim, poderá ser aplicado por qualquer veículo impresso a fim de criar novas formas de consumo para seu produto/marca, sob uma outra perspectiva de produção e circulação. Por meio de um levantamento bibliográfico, revisamos os conceitos de jornalismo digital, memória e nostalgia. Para fins de prática, propomos o protocolo a partir da edição brasileira da revista PLAYBOY, por compreender que existe uma demanda recorrente por esse produto, que se mantém através de suas memórias, por meio dos próprios consumidores nas redes sociais. Dessa forma, buscamos traçar, por meio de um levantamento documental, o perfil editorial da revista e suas atualizações; e, por meio de uma pesquisa quali-quanti, compreender como essa memória está sendo trabalhada nas redes sociais digitais através de seus fãs/colecionadores. Munido de todos esses dados, como resultado deste estudo, criamos um protocolo de comunicação que poderá ser aplicado por qualquer veículo impresso a fim de criar novas formas de consumo para seu produto/marca, sob uma outra perspectiva de produção e circulação. Com base neste produto, fruto deste estudo, elaboramos publicações/protótipos que foram testados e analisados a sua aplicação na rede social Instagram, a partir do perfil Inside Playboy Br. Esta pesquisa é baseada nas discussões sobre jornalismo digital (SANTAELLA, 2004; PALACIOS, 2014; MIELNICZUK, 2003; SANTI, 2009; SAAD, 2021), bem como nos aspectos que envolvem estudos culturais (MARTÍN-BARBERO, 2008) , memória (OROZCO GÓMEZ, 2009; RABELO, 2017) e nostalgia (PEREIRA, 2011; RIBEIRO, 2018; NIEMEYER, 2014).
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 407512 - JOSE RIBAMAR FERREIRA JUNIOR
Externo à Instituição - MARCUS RAMUSYO DE ALMEIDA BRASIL - PUC - SP
Interno - 3056610 - PATRICIA RAKEL DE CASTRO SENA

fim do conteúdo