Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAEL DA SILVA DE OLIVEIRA MORAIS

DISCENTE: RAFAEL DA SILVA DE OLIVEIRA MORAIS
DATA: 28/11/2023
LOCAL: Sala do PPGCOMPro
TÍTULO: COMUNICAÇÃO E SAÚDE: um guia com as diretrizes comunicacionais para o Banco de Leite Humano do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão
PALAVRAS-CHAVES: Comunicação; Banco de Leite Humano; Comunicação Dialógica
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: Esta dissertação é um esboço das questões de comunicação no serviço de Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA) voltada para a relação entre profissionais de saúde e mães lactantes doadora domiciliar, a partir dos princípios de comunicação dialógica preconizada por Paulo Freire, onde a educação e a comunicação transformadora são essenciais para produzir saúde. A hipótese levantada é que a comunicação atual está ancorada em métodos não dialógicos, o que pode afetar negativamente a qualidade das doações de leite materno. O objetivo da pesquisa é implementar ações para melhorar a comunicação entre profissionais de saúde e mães lactantes doadoras domiciliares, após um diagnóstico situacional. A amostra consiste em 100% dos profissionais elegíveis e 95% das mães lactantes com cadastro ativo em 2023. Além de observações e questionários, a análise também envolveu documentos, periódicos e sites para compreender as preocupações no campo. O estudo se justifica pela necessidade de esclarecer dúvidas e mitos sobre o processo de doação domiciliar de leite humano, algo essencial para a qualidade do leite disponibilizado a bebês prematuros. Ao focar na comunicação de forma estratégica, o trabalho se insere no campo da Comunicação e Saúde, enfatizando a importância do diálogo respeitoso para a prática comunicacional centrada no paciente.
Interno - 1702717 - FLAVIA DE ALMEIDA MOURA
Externo ao Programa - 3337390 - JOYCE SANTOS LAGES