Banca de QUALIFICAÇÃO: ÉLIDA SILVA BRANDÃO
2023-12-05 11:33:27.562
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ÉLIDA SILVA BRANDÃO
DATA: 15/12/2023
HORA: 16:00
LOCAL: Sala do PPGCOMPro
TÍTULO: PROPOSTA DE METODOLOGIA DE RELACIONAMENTO COMUNITÁRIO COM BASE NA ESCUTA ATIVA E AFETIVA NA ÁREA ITAQUI-BACANGA, EM SÃO LUÍS (MA)
PALAVRAS-CHAVES: Relacionamento; Comunidades; Escuta Afetiva.
PÁGINAS: 71
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento da pesquisa que busca
propor uma metodologia de relacionamento comunitário, com base na escuta ativa e afetiva, a partir do estudo da geração de diálogo social na Área Itaqui-Bacanga, em São Luís - Maranhão, por profissionais de comunicação que operam na área de Relações com Comunidades da
mineradora Vale. O objeto empírico para o estudo de caso será́ constituído pelas práticas de
escuta ativa adotadas no relacionamento comunitário e serão utilizadas técnicas de observação
direta durante as imersões em campo, segundo Marconi e Lakatos (2005). Optamos por uma
abordagem descritiva, analítica e exploratória, que possibilita maior aproximação com o
cotidiano e com as experiências vividas pelos próprios sujeitos. Serão utilizadas técnicas de
coleta de dados, tais como o questionário e a observação sistemática, além da cartografia
(Passos; Kastrup; Tedesco, 2014). Nesta pesquisa, percebe-se a necessidade de investimentos
em estratégias assertivas para o diálogo com a sociedade. A tendência é de que sejam co-
construídas alternativas que, de fato, atendam às demandas de moradores vizinhos a
empreendimentos, levando-se em conta as situações de vida e as especificidades de cada
localidade. Por essas razões, acredita-se que podemos ter um mapeamento de práticas
comunicativas (França, 2004) com base não somente na escuta ativa, mas também na escuta
afetiva, pressupondo que tais iniciativas podem engajar comunidades. Entendemos que se faz
necessária uma comunicação que equilibre os interesses das empresas e as causas dos
stakeholders, com o olhar para aquilo que move, engaja e interessa às partes envolvidas, com
interações a partir do diálogo livre entre sujeitos (Henriques, 2007). Nesse contexto,
ressaltamos que os resultados apresentados na pesquisa pretendem contribuir com o
aperfeiçoamento das atividades desenvolvidas, bem como ampliar o olhar para o processo de
escuta ativa e afetiva para que o caminho da geração de valor compartilhado seja percorrido e qualifique as demandas sociais, contribuindo para seu atendimento efetivo e desenvolvimento comunitário.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1702717 - FLAVIA DE ALMEIDA MOURA
Interno - 2867927 - MELISSA SILVA MOREIRA RABELO
Externo ao Programa - 2280386 - ROSINETE DE JESUS SILVA FERREIRA