Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE FERREIRA VASCONCELOS

DISCENTE: ALINE FERREIRA VASCONCELOS
DATA: 29/04/2024
LOCAL: Videoconferência Gravada no Google Meet
TÍTULO: PROPOSTA DE CAPACITAÇÃO EM COMUNICAÇÃO PARA OS ESTUDANTES DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO.
PALAVRAS-CHAVES: Ciência; Comunicação; Empreendedorismo.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: O presente trabalho propõe uma problematização acerca da proposta de uma capacitação que sirva de elo entre iniciantes em ciência e mercado de trabalho por meio da divulgação científica para os estudantes de graduação envolvidos em programas de iniciação da ciência, mais precisamente dos estudantes da Universidade Federal do Maranhão. Objetiva-se analisar a postura e o interesse destes estudantes quanto às oportunidades que a divulgação científica pode proporcionar, propondo uma capacitação que contribua para a formação de divulgadores científicos empreendedores, desde a concepção e enquadramento de suas pesquisas. Para compreender as impressões e necessidades dos estudantes que produzem ciência, será aplicado um questionário online e feitas entrevistas, e os resultados dessa etapa usados para desenvolver e validar o artefato, seguindo a metodologia do Design Science Research. Como produto da pesquisa desenvolvida durante o Mestrado Profissional em Comunicação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), será produzido um formato de capacitação que contribua para a divulgação de seus trabalhos científicos, buscando informações com enfoque local sobre as oportunidades oferecidas aos cientistas tanto no setor público quanto no privado, com visão empreendedora e alerta para a comunidade onde este cientista se insere. A intenção é oferecer uma capacitação presencial e adequá-la para o ambiente on-line de forma a deixá-la escalável e replicável, com oferta de certificado como curso livre, a fim de auxiliar estes cientistas iniciantes quanto à necessidade de expansão da ciência para além das universidades e, assim, contribuir para o fomento, financiamento e comunicação de pesquisas com potencial influência social.
Interno - 1702717 - FLAVIA DE ALMEIDA MOURA
Presidente - 2285024 - RAMON BEZERRA COSTA