Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIEL ROCHA MONTEIRO

DISCENTE: GABRIEL ROCHA MONTEIRO
DATA: 24/02/2121
LOCAL: CCSST
TÍTULO: AS REPRESENTAÇÕES MASCULINAS NO CURSO DE PEDAGOGIA: HOMENS NA ROTA DE CONFLITOS
PALAVRAS-CHAVES: Formação Docente.Representações Masculinas.Alunos Homens. Gênero.
ÁREA: Educação
RESUMO: Historicamente a formação do profissional da Pedagogia sofreu muitas alterações, o que fez existir muitos equívocos sobre o que de fato esse profissional faz, bem como qual as suas identidades e qual o perfil dos sujeitos que escolhem essa profissão. A presente pesquisa versa sobre a formação de Pedagogos,questionando as representações masculinas nos cursos de Pedagogia e os conflitos vivenciados no cotidiano da sala de aula. Desse modo, consolidou-se como objetivo desta pesquisa analisar as representações dos sujeitos homens no Curso de Pedagogia de um centro universitário de Imperatriz-MA. A pesquisa em sua essência se configura como um trabalho de abordagem qualitativa, enquanto caminho para geração de dados para análise e discussão, foi realizada pesquisa de campo em no Curso de Pedagogia de um Centro Universitário da Região Tocantina do Maranhão, situado na cidade de Imperatriz, com a utilização de entrevistas realizadas com os alunos do sexo masculino dos últimos períodos do Curso de Pedagogia. A pesquisa encontra-se em andamento, portanto apresenta apenas resultados parciais e gerais. Deste modo, pode se afirmar que a presença masculina no curso de pedagogia ainda é reduzida a um número pouco expressivo de sujeitos do sexo masculino, havendo maior predominância de mulheres nessa graduação.
Interno - 824.330.623-49 - ANTONIO SOUSA ALVES - UEMA
Externo à Instituição - FRANC-LANE SOUSA CARVALHO DO NASCIMENTO - UEMA