Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de DEFESA: ISABELA MENDES COSTA CAMPOS

2021-06-23 10:49:48.803

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISABELA MENDES COSTA CAMPOS
DATA: 29/06/2021
HORA: 15:00
LOCAL: CCSST
TÍTULO: PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: análise da implementação na Universidade Federal do Maranhão, curso de Pedagogia, Campus Imperatriz
PALAVRAS-CHAVES: Educação Superior. PNAES. Assistência Estudantil.
PÁGINAS: 183
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Política Educacional
RESUMO: Esta pesquisa tem por objeto o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), na particularidade do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia – CCSST, UFMA Imperatriz – MA. O programa está inserido em um cenário contemporâneo marcado pelo neoliberalismo e suas interferências nas políticas sociais públicas, com destaque para a política de Educação. O objetivo desta pesquisa é de analisar o desenvolvimento do PNAES na UFMA, campus Imperatriz, visto sua importância para a permanência e conclusão dos estudantes na Educação Superior, com foco para o atendimento aos estudantes de Pedagogia. Nesse sentido, recorreu-se ao materialismo histórico-dialético, articulando pesquisa de natureza quanti-qualitativa. Além de análise documental, realizou-se entrevistas semiestruturadas com profissionais responsáveis pela execução da política de assistência estudantil na UFMA, bem como com estudantes de pedagogia beneficiados pelas ações referentes ao PNAES. Como base para a pesquisa, utilizou-se de diversos autores como Saviani (2010); Magalhães (2012, 2013); Kowalski (2012); Betzek (2015); Radaelli (2013), produções a partir do Fórum Nacional de Pró- Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (FONAPRACE), entre outros. Os resultados evidenciam os desafios para o desenvolvimento do PNAES em face à conjuntura neoliberal na qual foi instituído. Apontam que as ações de assistência estudantil desenvolvidas na UFMA, campus Imperatriz, contribuem com a permanência e conclusão de curso dos estudantes de pedagogia que são beneficiados. Todavia, no que se refere a bolsas e auxílios, tem-se um atendimento limitado, considerando a demanda, o que denota a necessidade de maior abrangência. Como ações universalistas, as quais não têm caráter seletivo, destaca-se o apoio psicológico, que tem desempenhado papel fundamental para a trajetória acadêmica dos discentes. Os resultados da pesquisa expressam ainda a fragilidade do PNAES pela sua condição de decreto e não consolidação enquanto lei, pelo financiamento ainda insuficiente, além da necessidade de reafirmar a importância da manutenção da luta pelos direitos sociais no contexto neoliberal.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 824.330.623-49 - ANTONIO SOUSA ALVES - UEMA
Interno - 2351021 - CARLOS ANDRE SOUSA DUBLANTE
Externo ao Programa - 2433735 - CRISTIANA COSTA LIMA
Externo à Instituição - NÁDIA SOCORRO FIALHO NASCIMENTO - UFPA
Presidente - 2586234 - WITEMBERGUE GOMES ZAPAROLI

fim do conteúdo