Banca de DEFESA: CRISTIANO MARINHO BRAGA

DISCENTE: CRISTIANO MARINHO BRAGA
DATA: 02/07/2021
LOCAL: CCSST
TÍTULO: HISTÓRIA, MEMÓRIA E IDENTIDADE: A UTILIZAÇÃO DE IMAGENS EM REDE SOCIAL E NA SALA DE AULA
PALAVRAS-CHAVES: História Local. Memória Coletiva.Imagens Históricas. Carolina. Identidade.
ÁREA: Educação
RESUMO: Esse trabalho científico tem como finalidade a análise da utilização de imagens históricas de Carolina/MA, na preservação e manutenção da história, da memória e da identidade local. Buscamos um resgate de elementos que compõem a memória dessa localidade para reconstruir ou ressignificar suas identidades locais e regionais a partir de um olhar sobre sua própria História. Compreendemos assim os sentidos, os sentimentos e os significados que essas imagens despertam e representam para os sujeitos da comunidade em geral. A pesquisa dissertativa fora desenvolvida em etapas e de forma qualitativa, de cunho etnográfico a partir das rodas de conversas on-line com os estudantes do 8º e do 9º ano do Colégio Santa Cruz, Unidade Carolina/MA, compreendendo desde a escolha e catalogação das imagens a serem disponibilizadas ao estudo mais direto sobre essas imagens e a história do lugar e dos lugares de memória na cidade e seus sentimentos e sentidos despertos, trabalhando conceitos da memória, memória coletiva, História e identidade. Um perfil do Instagram, @imagens_quecontamhistóriauma ferramenta primordial nesse processo, por meio do qual pudemos disponibilizar essas imagens e aprender sobre o que as imagens despertavam de memórias e sentimentos em quem as via. Uma pesquisa desafiadora e ao mesmo tempo complexa em virtude de suas transformações ao longo do processo pandêmico e dos mais diferentes sentimentos despertos. O aprendizado da história por meio dos elementos que compõem a história local e regional é de suma importância para um processo de conhecimento de si mesmo e do espaço em que vivemos.
Externo ao Programa - 1996098 - ANNE CAROLINE NAVA LOPES
Presidente - 2069921 - DIMAS DOS REIS RIBEIRO