Banca de DEFESA: HUGO LIMA ARAUJO

TÍTULO: O PERFIL DO DIRETOR ESCOLAR DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ/MA
PALAVRAS-CHAVES: Diretor escolar. Gestão Escolar. Administração escolar
ÁREA: Educação
RESUMO: A dissertação “O perfil do diretor escolar da Rede Pública Municipal de Imperatriz/MA” apresenta como objeto de estudo a relação entre a gestão escolar e as políticas públicas. Este trabalho tem como problemática central: Qual o perfil do diretor escolar na Rede Pública Municipal de Imperatriz/MA e quais as implicações do seu trabalho para a promoção da gestão democrática no espaço escolar? O objetivo geral dessa pesquisa é: Analisar o perfil do diretor escolar da Rede Pública Municipal de Imperatriz/MA, buscando perceber as complexidades envolvidas na construção desse processo quanto ao perfil do diretor escolar, o quadro normativo e as condições político-institucionais referentes à gestão democrática. Quanto à base teórico-metodológica, esta pesquisa segue a abordagem quanti-qualitativa, pois em um primeiro momento os indicadores de análise basearam-se em dados quantitativos, e em um segundo momento foram analisados os dados qualitativos. Inicialmente, fizemos a análise de alguns documentos por meio da pesquisa documental, que nos permitiram conhecer um pouco mais sobre a Rede Municipal de Imperatriz/MA. Após, realizamos um levantamento do tipo survey por meio de questionários fechados com os diretores escolares, o que nos proporcionou um maior número de informações referentes à população envolvida na investigação. As análises que embasaram os resultados obtidos partem da perspectiva da análise do conteúdo por entender que este procedimento metodológico facilita a compreensão da leitura dos documentos e da análise das falas (mensagens) que estão presentes nas respostas de cada pesquisado. Ao longo do trabalho discutimos as implicações conceituais das teorias da administração capitalista para a gestão escolar no Brasil e o papel do diretor escolar e sua característica singular no desenvolvimento dos processos de gestão. Em síntese, percebemos que o perfil do diretor escolar da Rede Municipal de Imperatriz/MA é marcadamente feminino, com um grupo relativamente jovem, no qual a maioria tem acima de 43 anos de idade, e mais da metade do grupo possui mais de 10 anos de experiência na docência da Rede Municipal, sendo que todos os sujeitos pesquisados têm formação superior seguida de alguma especialização. Concluímos, a partir da pesquisa realizada, que falta um projeto de formação continuada para os diretores escolares que os ambientassem melhor em suas funções e permitisse o diálogo entre os pares. A forma de provimento ao cargo para diretor é a eleição direta desde 2005, fato este que acreditamos ter auxiliado na democratização dos processos de gestão até aqui. Observamos que os aspectos administrativos e pedagógicos são mais valorizados pelos sujeitos em detrimento dos aspectos políticos, que pouco foram citados em suas respostas. Identificamos a presença do PPP e do Conselho Escolar como instrumentos obrigatórios na Rede Municipal. No entanto, acreditamos que pesquisas posteriores podem nos fornecer informações mais detalhadas sobre o funcionamento desses instrumentos na prática.
Presidente - 824.330.623-49 - ANTONIO SOUSA ALVES - UEMA
Interno - 2351021 - CARLOS ANDRE SOUSA DUBLANTE