Banca de DEFESA: JADSON RUDSON RODRIGUES LEMOS

DISCENTE: JADSON RUDSON RODRIGUES LEMOS
DATA: 28/07/2021
LOCAL: CCSST
TÍTULO: AS FILHAS DE SÃO FRANCISCO: ESTRATÉGIAS E EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS DA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS FRANCISCANAS DE NOSSA SENHORA DOS ANJOS EM BACABAL/MA (1960-1980).
PALAVRAS-CHAVES: educação católica; congregação feminina e experiências educativas.
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente dissertação teve como objetivo analisar a atuação da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora dos Anjos, com foco sobre o projeto missionário-educativo empreendido por elas em Bacabal/MA, entre as décadas de 1960 a 1980. A análise se concentrou, especialmente na organização do Colégio de Nossa Senhora dos Anjos, fundado pelas religiosas, destacando aspectos como a estrutura física, horários, disciplinas, conteúdos, currículo e organização do tempo (profano e sagrado), formação de meninas e mulheres. A metodologia da pesquisa, de natureza documental, levou em consideração a abordagem de algumas pesquisas sobre a atuação das congregações femininas que foram elaboradas especificamente na área da educação nos últimos anos, bem como os escritos produzidos pelas próprias religiosas. No que tange ao Colégio, a documentação cotejada consistiu basicamente na análise de atas, livros de matrículas entre outros documentos oficiais expedidos pela escola. Os relatos e depoimentos de religiosas foram incluídos com o intuito de auxiliar na compreensão do papel educativo exercido pela referida Congregação. Os pressupostos teóricos que orientaram os fundamentos da pesquisa foram aqueles relacionados com a temática, sobretudo BARROS, 2010; CUSTÓDIO, 2015; LEONARDI, 2011; NERIS, 2014 e PEREIRA, 2011. Es5e trabalho permitiu reconstituir historicamente a atuação da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora dos Anjos em Bacabal/MA. A pesquisa evidenciou que o trabalho missionário-educativo empreendido pelas Irmãs alcançou notável ressonância e constituiu-se como um dos marcos históricos da atuação da Congregação na região. Além disso, o Colégio teve um papel fundamental na educação de meninas e mulheres. A educação feminina no CONASA, sob a organização pedagógica das irmãs, indicou que havia um processo educativo dividido em uma sólida formação moral e cristã. No que diz respeito às práticas escolares, cabe destacar que as disciplinas oferecidas, as práticas pedagógicas, os métodos disseminados, objetivavam principalmente a evangelização dos estudantes.
Interno - 2146601 - BETANIA OLIVEIRA BARROSO
Interno - 2069921 - DIMAS DOS REIS RIBEIRO