Banca de DEFESA: CLOVIS MARQUES DIAS JUNIOR

DISCENTE: CLOVIS MARQUES DIAS JUNIOR
DATA: 28/07/2021
LOCAL: CCSST
TÍTULO: A POLÍTICA DE PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO SISTEMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (SME) DE IMPERATRIZ/MA
PALAVRAS-CHAVES: Direitos Humanos. Educação em Direitos Humanos. Política Educacional. Sistema de Educação.
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente dissertação tem como objeto de estudo as políticas educacionais voltadas para a promoção da educação e formação em direitos humanos e o objetivo geral da investigação é analisar a política de promoção da educação em direitos humanos no Sistema Municipal de Educação de Imperatriz/MA. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa com a escolha de uma teoria crítica da realidade pautada no materialismo histórico-dialético como base epistemológica, analisando os direitos humanos, a democracia e a educação como política, para além de sua perspectiva formal. O trabalho realiza uma pesquisa documental sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Declaração das Nações Unidas sobre a Educação e Formação em Direitos Humanos – Resolução ONU n. 66/137, o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos e as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos – Parecer CNE/CP n. 08/2012. A pesquisa evidencia que os instrumentos normativos estudados são setas que indicam caminhos para a concretização de uma educação em direitos humanos no Brasil e o percurso, neste sentido, ainda tem muito caminho a ser percorrido. Os resultados dão conta que o espaço escolar desejável deverá ser sempre um espaço cidadão e democrático, que forma alunos emancipados, sendo de fundamental importância a abordagem dos direitos humanos e da democracia na base curricular, no ensino, em atividades transversais, transdisciplinares e extracurriculares, na pesquisa, na pedagogia de projetos, na formação de profissionais, nas vivências e outras formas de interação com a comunidade, tudo isso em uma relação de complexidade. A conclusão verifica que no Sistema Municipal de Educação de Imperatriz o Plano Municipal de Educação é o instrumento central da política educacional da cidade, e tratou da educação em direitos humanos em um objetivo, uma meta e vinte ações estratégicas. As estratégias são variadas, abarcam parcerias com movimentos sociais, universidades e associações, programas governamentais envolvendo várias secretarias municipais, planos de trabalho e projetos no âmbito das escolas, adequação de currículo, adoção e produção de materiais didático-pedagógicos voltados para a temática dos direitos humanos e formação continuada dos profissionais da educação.
Presidente - 824.330.623-49 - ANTONIO SOUSA ALVES - UEMA
Interno - 2351021 - CARLOS ANDRE SOUSA DUBLANTE