Banca de DEFESA: ROSANA ARAÚJO ROCHA

DISCENTE: ROSANA ARAÚJO ROCHA
DATA: 28/07/2021
LOCAL: CCSST
TÍTULO: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA DISCENTES SURDOS: UMA DISCUSSÃO COM BASE NO MULTILETRAMENTO E NA PRODUÇÃO DE SENTIDOS
PALAVRAS-CHAVES: Práticas docentes. Produção de sentidos. Ensino de surdos. Língua Portuguesa. Multiletramentos.
ÁREA: Educação
RESUMO: Nas práticas sociais de linguagem, a maioria dos surdos encontram-se inseridos em uma sociedade onde se usa a língua oral e escrita como seu principal meio de comunicação. Assim, a forma como a escola utiliza conhecimentos relacionados ao uso social da língua, nas competências da leitura e escrita, influencia fortemente os modos como esses sujeitos se apropriam do conhecimento, compreendem, se relacionam e interferem, diretamente, na capacidade de classificação, nomeação e categorização da realidade. A presente pesquisa teve como objeto o ensino de Língua Portuguesa para discentes surdos, com base no multiletramento e na produção de sentidos. O objetivo deste trabalho foi analisar as práticas docentes de Língua Portuguesa, no uso de multiletramentos, para o ensino de surdos, fundamentando-se na abordagem qualitativa. O trabalho estruturou-se a partir de pesquisa bibliográfica, além de entrevistas com a gestora e professores de Língua Portuguesa da Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Prof. Telasco Pereira Filho, na cidade de Imperatriz/MA, para geração de dados. A pesquisa teve como principais fontes teóricas os seguintes estudos e autores: Marcuschi (2010), Quadros e Schmiedt (2006), Müller (2016), Souza (2016), Rojo e Moura (2009, 2012), Fraga (2017); Bakhtin (1997 [1952-1953/1979]), dentre outros. O trabalho apresentou como produto um caderno de orientações pedagógicas em multiletramentos, no formato e-book, destinado a professores de Língua Portuguesa que trabalham com estudantes surdos, tendo como principais autores Dolz, Noverraz e Schnewly (2004 [2001]), Bakhtin (2003 [1952-1953/1979]) e outras vozes comentadoras sobre a compreensão de sequências didáticas, como Rojo (2012, 2013). O resultado deste estudo demonstrou que: (i) a escola deve ser um ambiente favorável à aquisição das duas línguas, Libras e Língua Portuguesa, de modo que sejam ensinadas, vivenciadas, ocupem espaço relevante no contexto educacional e contribuam para a construção da identidade de cada estudante; (ii) o fazer pedagógico deve oferecer ao estudante as possibilidades de construção de sentidos e transformar os multiletramentos em significações, tanto na leitura quanto no ato da produção escrita. A investigação também apontou impasses e desafios, principalmente socioeconômicos (participação da família, investimentos da escola e uso de materiais específicos para o ensino de surdos), linguístico-culturais (uso e status das línguas no ensino e aprendizado) e político-pedagógicos (formação de professores, políticas mantenedoras e inovadoras para o ensino de surdos).
Externo à Instituição - ANTONIO CARLOS SANTANA DE SOUZA - UNEMAT
Interno - 2351021 - CARLOS ANDRE SOUSA DUBLANTE