Banca de DEFESA: FRANCISCO LAZARO GOMES DE SOUSA

DISCENTE: FRANCISCO LAZARO GOMES DE SOUSA
DATA: 30/07/2021
LOCAL: CCSST
TÍTULO: EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO E EXCLUSÃO SOCIAL NO ESTADO DO MARANHÃO (2015-2020)
PALAVRAS-CHAVES: 1. Evasão Escolar. 2. Exclusão Social. 3. Ensino Médio
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa tem por função analisar a evasão escolar no Ensino Médio e sua relação com a exclusão social. Assim, o problema da pesquisa é distinguir se a evasão escolar ocorrida a partir da década de 1990 resulta principalmente da iniciativa do próprio estudante, consensuada com seu círculo familiar, ou da conjuntura política e econômica do país, que desde esta década adotou o neoliberalismo como doutrina política e socioeconômica. A pesquisa procura compreender os fatores que permeiam a evasão, partindo de uma contextualização histórica e crítica da evasão escolar que busca revelar tanto sua trajetória aparente quanto a ideológica. O estudo ancora-se numa perspectiva crítica de base materialista histórico-dialética, sobre as categorias da práxis, contradição e totalidade que nos conduzem à análise da evasão escolar como resultante do processo de reprodução social de classes. Nessa perspectiva a evasão escolar é entendida na mesma linha de pensamento marxista defendida por Orso (2019), como resultado da luta de classes e é determinada pelas relações sociais de produção, que além de gerar conflitos entre as classes dominante e dominada também é fator de exclusão social. Quanto ao método de investigação, predomina neste trabalho os princípios da pesquisa qualitativa, que, em função do agravamento do quadro pandêmico no Brasil, recorreu à análise documental e bibliográfica para o alcance dos resultados propostos. O trabalho questiona os motivos da lentidão e da ineficácia das políticas públicas na superação da evasão, os motivos do seu aumento a partir da etapa do Ensino Médio especificamente no âmbito da escola pública, bem como analisa a relação entre evasão escolar e exclusão social. O estudo confirma que a evasão escolar na rede pública é o triplo da evasão na escola privada, e ocorre nos três anos de estudo, enquanto na rede privada ela é mais incisiva na segunda série. A pesquisa conclui que a evasão escolar decorre em parte do racionalismo econômico imposto pela política neoliberal para os gastos com educação e é agravada pelo cenário de pobreza a que se submete grande parte da população. O trabalho mostra que, no Maranhão, esse cenário é agravado pelo fato de o estado figurar nas últimas posições do ranking nacional, nos campos da economia, da renda e da qualidade de vida, influenciando no contexto que leva muitos adolescentes maranhenses oriundos da classe proletária a ingressarem precocemente no mundo do trabalho, culminando com a manutenção de índices de evasão escolar superiores à média regional e nacional. A constatação da ineficiência das políticas de combate às desigualdades sociais e do comprometimento dos ideais igualitários, enunciados para a educação pública, que resultam no comprometimento dos grupos mais vulneráveis, leva-nos a concluir que a evasão escolar e a exclusão social somente serão definitivamente superadas quando repensarmos o sistema capitalista de classes.
Presidente - 824.330.623-49 - ANTONIO SOUSA ALVES - UEMA
Interno - 2223570 - FRANCISCO DE ASSIS CARVALHO DE ALMADA