Banca de DEFESA: MAYRA SILVA DOS SANTOS

DISCENTE: MAYRA SILVA DOS SANTOS
DATA: 30/07/2021
LOCAL: CCSST
TÍTULO: O ENREDO DO MAGISTÉRIO EM IMPERATRIZ-MA: MULHERES E DOCÊNCIA ENTRE OS ANOS DE 1960-1980.
PALAVRAS-CHAVES: magistério primário- mulheres- feminização- Normal Regional
ÁREA: Educação
RESUMO: O aumento expressivo das mulheres no magistério se deu a partir do século XIX, com a expansão da escolarização feminina e posteriormente com o aumento das chamadas Escolas Normais. Até a metade do século XX, o magistério primário no Brasil já havia passado por um processo de feminização tanto pela quantidade de mulheres que frequentavam as Escolas Normais, como pelas moças que exerciam o magistério. Nessa perspectiva, o presente trabalho busca analisar a história do magistério primário especificamente em Imperatriz – MA, entre os anos de 1960-1980, enquanto uma modalidade de formação e exercício profissional, majoritariamente feminino. Em outros termos, a intenção é reconstituir e avaliar o surgimento da primeira escola para o exercício do magistério, o Curso Normal Regional Santa Teresinha, entendendo-a como espaço de formação exclusivo para mulheres. Utilizamos como técnica de coleta de dados a análise documental e elementos da História Oral com entrevistas realizadas com ex-alunas do citado curso. Fizemos uso de fontes primárias e secundárias (documentos manuscritos e impressos) que trazem informações sobre o processo de educação e escolarização no Maranhão, sobretudo na cidade de Imperatriz. Esse estudo nos permitiu compreender o início da história do magistério feminino, entendendo este com um dos primeiros passos para a expansão das instituições para formação de professores, principalmente de professoras na cidade. Estudar e analisar a expansão da escolarização feminina e constituição dos processos formativos para professores, principalmente das professoras contribuiu de forma significativa para os estudos sobre a história das mulheres e para a continuidade das pesquisas sobre a história da educação feminina aqui na região.
Externo à Instituição - CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI - UFMG
Interno - 2069921 - DIMAS DOS REIS RIBEIRO