Banca de DEFESA: RAIANISAN FELIZARDO DA SILVA

DISCENTE: RAIANISAN FELIZARDO DA SILVA
DATA: 30/07/2021
LOCAL: CCSST
TÍTULO: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: práticas pedagógicas para o ensino de estudantes com transtorno de leitura
PALAVRAS-CHAVES: Transtorno de Leitura; Anos Finais; Formação Continuada; Práticas Educativa.
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa trata da formação continuada de professores dos anos finais para realizar a inclusão de estudantes com transtorno de leitura matriculados nos anos finais da educação básica. O objetivo geral foi desenvolver estudos para elaboração de um E-book para formação continuada de professores de língua portuguesa com orientações pedagógicas para inclusão e ensino de estudantes com transtorno de leitura, nas turmas regulares dos anos finais do ensino fundamental da educação básica. Nos objetivos específicos procurou-se identificar as dificuldades encontradas por professoras no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes com transtorno de leitura e as metodologias de ensino realizada pelas professoras para promover a inclusão e atender os estudantes com transtorno da habilidade leitora. Fundamentou-se esta pesquisa de campo em uma abordagem qualitativa do tipo descritiva, dividiu-se a metodologia em dois momentos, sendo bibliográfica para fundamentar os termos desta pesquisa fazendo uso de materiais dos autores como Moojen e França (2016), Rodrigues e Ciasca (2016), Rotta e Pedroso (2016) e Ohlweiler (2016) que pesquisam as causas e efeitos do transtorno de leitura/dislexia e de autores que dialogam sobre formações continuadas tais como Zeichener (1993), Giroux (1997), Oliveira, Rosa e Silva (2005). A pesquisa de campo concentrou-se em investigar as práticas pedagógicas utilizadas por professoras de língua portuguesa de uma escola da rede municipal de ensino no município de Açailândia-MA, considerando os saberes, experiências e as potencialidades desenvolvidas. Os resultados encontrados foram significativos, pois identificamos que mesmo sem o apoio para formações continuadas e incentivo financeiro, as professoras apresentam interesse a respeito da temática e procuram metodologias possíveis de aplicar em sala de aula para a inclusão de estudante com dislexia. Nosso produto de pesquisa, foi organizado de forma que os professores dos anos finais do ensino fundamental identifiquem as dificuldades dos estudantes e utilizem estratégias assertivas que promovem a inclusão escolar.
Presidente - 2146268 - FRANCISCA MORAIS DA SILVEIRA
Interno - 2223570 - FRANCISCO DE ASSIS CARVALHO DE ALMADA