Banca de DEFESA: ANTONIRENE RODRIGUES DE ASSIS

DISCENTE: ANTONIRENE RODRIGUES DE ASSIS
DATA: 03/08/2021
LOCAL: CCSST
TÍTULO: ENTRE A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO: QUAL É A VISÃO DAS PROFESSORAS DO QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL?
PALAVRAS-CHAVES: Alfabetização. Letramento. Ensino Fundamental.
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta dissertação aborda a alfabetização de estudantes do quinto ano do Ensino Fundamental no processo de aquisição da escrita alfabética. Partimos do pressuposto de que alfabetização e letramento são elementos distintos e ao mesmo tempo indissociáveis, fundamentais para a inserção do sujeito na sociedade letrada e para o exercício da cidadania. O estudo foi desenvolvido em escolas da Rede Municipal de Educação de Imperatriz, tendo como sujeitos estudantes e professoras, cujo objetivo geral consistiu em analisar como as professoras compreendem o processo de alfabetização de estudantes do quinto ano do Ensino Fundamental, bem como as estratégias pedagógicas de ensino de leitura e escrita que podem ser adotadas em um contexto de alfabetização e letramento. Para tanto, os aportes teóricos que deram sustentação ao trabalho fundamentam-se especialmente nos pressupostos da Psicogênese da Língua Escrita (FERREIRO; TEBEROSKY, 1994; FERREIRO, 2001, 2010a; 2010b), da Epistemologia Genética (PIAGET, 2009; 1990; 1973; 1977), da alfabetização e letramento (SOARES, 2000; 2017; 2018a; 2018b; 2020); (TFOUNI, 1995); (PEREIRA, 2007); (CARVALHO, 2005; 2010); (BELINTANE, 2013), dentre outros estudos. O paradigma adotado é a aprendizagem prevalecente ao ensino e o estudante como aprendiz ativo, construtor do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: questionário de língua portuguesa para diagnóstico de escrita dos/as estudantes e rodas de conversa com as professoras. Os dados revelam que estudantes do quinto ano, sujeitos dessa pesquisa, ainda não consolidaram a escrita alfabética. Concluímos que o processo de ensino e aprendizagem deve considerar o contexto da turma e as metodologias devem partir dos vários gêneros textuais para o ensino da leitura e da escrita.
Externo à Instituição - ADRIANA LEITE LIMA VERDE GOMES - UFC
Interno - 2146601 - BETANIA OLIVEIRA BARROSO