Banca de DEFESA: THIAGO DA SILVA SAMPAIO

DISCENTE: THIAGO DA SILVA SAMPAIO
DATA: 03/08/2021
LOCAL: CCSST
TÍTULO: SABERES, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E CONCEPÇÕES ATUAIS DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA REDE MUNICIPAL DE IMPERATRIZ
PALAVRAS-CHAVES: Geografia. Ensino de Geografia. Geografia Escolar. Educação. Saberes Docentes.
ÁREA: Educação
RESUMO: Este estudo de cunho dissertativo se desdobra sobre os saberes e práticas pedagógicas dos professores da rede municipal de educação de Imperatriz – MA. Para compreender melhor como se dá essa formação buscamos compreender todo o processo desde a cultura familiar, educação escolar, formação acadêmica, conhecimentos disciplinares e conhecimentos e práticas produzidos por meio da experiência no exercício do trabalho docente. A pesquisa foi conduzida seguindo a abordagem qualitativa, o que nos permitiu por meio da realização de entrevistas semiestruturadas trazer respostas subjetivas, mais espontâneas e mais conectadas com a realidade da sala de aula. As entrevistas também permitiram que os professores fossem além dos questionamentos previamente formulados, trazendo informações valiosas sobre o cotidiano da atividade profissional. Ao longo da entrevista instigamos os professores acerca das tendências e perspectivas teórico- epistemológicas em geografia, fazendo com que os mesmos refletissem sobre as teorias tradicionais, neo geográficas e críticas. Os professores também foram instigados de forma natural a analisar o uso da Geografia Tradicional (Conservadora) e da Geografia Crítica (Progressista) não apenas no que concerne ao seu trabalho, mas na percepção geral que tem sobre como isso se configura de modo geral na Geografia Escolar da Educação Básica. Nos dias atuais, mais do que nunca se faz necessário ações que possam promover a conexão e o diálogo entre as escolas básicas e as universidades, algo que além de fazer parte da composição do corpo teórico desse estudo foi questionado aos professores. É importante estabelecer diálogo entre os professores de profissão e os professores universitários para que assim ambos possam em conjunto promover não apenas ações de integração, mas atuar em conjunto na elaboração dos materiais e recursos didáticos, na atualização dos componentes curriculares e promovendo atividades práticas em que esses ambientes possam conviver por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. Tendo em vista que este estudo faz parte de um programa de Pós- Graduação Profissional o produto de pesquisa consiste justamente na elaboração de um material didático intitulado “Geografia Escolar do Sul do Maranhão: Aprendizagem dos conteúdos na perspectiva local”, construído como fruto da pesquisa e pensando em práticas de ensino de Geografia que estejam alinhados com as nossas realidades regionais e locais sobretudo no sul do Maranhão.
Interno - 824.330.623-49 - ANTONIO SOUSA ALVES - UEMA
Externo à Instituição - FRANC-LANE SOUSA CARVALHO DO NASCIMENTO - UEMA