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Banca de DEFESA: GABRIEL ROCHA MONTEIRO

2021-07-26 14:26:41.976

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIEL ROCHA MONTEIRO
DATA: 06/08/2021
HORA: 19:00
LOCAL: CCSST
TÍTULO: AS REPRESENTAÇÕES DOS ALUNOS DO GÊNERO MASCULINO NO CURSO DE PEDAGOGIA: homens na rota de conflitos
PALAVRAS-CHAVES: Formação Docente. Representações Masculinas. Gênero. Alunos do gênero masculino.
PÁGINAS: 124
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: O objeto de estudo desta pesquisa se insere no complexo das tensões vivenciadas por alunos do gênero masculino no Curso de Pedagogia de um centro universitário da cidade de Imperatriz-MA. Tem como problematização as representações desse alunos no cotidiano do referido curso e consolidou-se como objetivo geral analisar as representações dos alunos do gênero masculino no referido curso. Teoricamente, selecionou-se um grupo de autores que tratam da trajetória da pedagogia para constituir-se como campo de estudo que investiga a natureza e finalidades da educação. Como categoria de análise buscou-se fundamento na Teoria da Representações Sociais de Moscovici (1978, 2001 e 2007), complementada nos trabalhos de Sousa (2011) e Jodelet (2001). Metodologicamente adotou-se os princípios da pesquisa qualitativa e teve como informantes cindo alunos do gênero masculinos matriculados do sexto ao oitavo períodos do curso. A coleta de dados deu-se por meio de uma entrevista semiestruturada. A pesquisa possibilitou constatar que as representações sociais associadas ao Curso de Pedagogia ainda são preponderantemente femininas; que a presença masculina se resume a um número pequeno de alunos do gênero masculino; que no processo formativo do curso as maiores dificuldades dos alunos do gênero masculino referem-se ao período de estágio na Educação Infantil; entre outros. Foi observado que os maiores conflitos vêm da constatação de que o professor do gênero masculino é altamente rejeitado nas escolas de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Foram observadas tentativas de segregação entre professores e crianças, operadas na forma não deixar o professor sozinho com a criança.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 824.330.623-49 - ANTONIO SOUSA ALVES - UEMA
Externo à Instituição - FRANC-LANE SOUSA CARVALHO DO NASCIMENTO - UEMA
Presidente - 2223570 - FRANCISCO DE ASSIS CARVALHO DE ALMADA
Interno - 219.451.363-91 - ILMA MARIA DE OLIVEIRA SILVA - Unisinos
Externo à Instituição - LUCILÉA FERREIRA LOPES GONÇALVES - UEMASUL

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