Banca de DEFESA: IARA RODRIGUES DA SILVA

DISCENTE: IARA RODRIGUES DA SILVA
DATA: 14/08/2021
LOCAL: CCSST
TÍTULO: O QUINTAL É MINHA ESCOLA: a materialidade da Pedagogia da Alternância na Escola Família Agrícola do Bico do Papagaio Padre Josimo – EFABIP.
PALAVRAS-CHAVES: Educação do Campo, Pedagogia da Alternância, Instrumentos da Pedagogia da Alternância.
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa propõe-se analisar a materialidade da Pedagogia da Alternância na Escola Família Agrícola do Bico do Papagaio Padre Josimo – EFABIP, situada no município de Esperantina – TO, mas que atende educandos de 12 municípios da microrregião do Bico do Papagaio, cartografia que demarca o encontro dos estados do Tocantins, Pará e Maranhão, evidenciando a efetivação dos instrumentos que colocam em prática a Pedagogia Alternante. Neste sentido, recorreu-se ao materialismo histórico dialético e todas as etapas de construção da pesquisa foi através do método da pesquisa ação, tratando-se, portanto, de uma abordagem qualitativa da pesquisa no âmbito da Educação do Campo. Os instrumentos de coleta dos dados utilizados foram as entrevistas livres, a observação participante e a análise documental. O aporte teórico está sustentado em Freire (1996; 2019); Arroyo (2014); Caldart (2004); Molina (2015); Gimonet (2007); Begnami (2021); Silva (2018); Oliveira (2020); e produções cientificas relacionadas ao estudo, como Educação do Campo, Pedagogia da Alternância e as Escolas Famílias Agrícolas. Esta pesquisa objetivou, em específico contribuir para a formação de professores/monitores que chegam a EFABIP, elaborando um Caderno de Apoio Pedagógico para o uso contínuo dos docentes. Em um contexto onde impera a luta de classes e a exclusão social, a de se considerar as dificuldades do processo de ensino por alternância dentro dos limites impostos pelo próprio sistema educacional do estado do Tocantins. Assim, sob esses aspectos os resultados apontam para contradições entre teoria e prática no cotidiano dessa proposta educativa, mas também aponta para incansável busca de soluções para esses problemas. Os resultados da pesquisa expressam ainda a mudança de visão dos Professores/monitores que chegam até a EFABIP, refletindo assim, no processo de construção da identidade dos educandos e educandas do campo, das águas e da floresta.
Interno - 2146601 - BETANIA OLIVEIRA BARROSO
Interno - 2337964 - HERLI DE SOUSA CARVALHO