Banca de DEFESA: JANILDA LIMA DOS SANTOS SILVA

DISCENTE: JANILDA LIMA DOS SANTOS SILVA
DATA: 08/10/2021
LOCAL: CCSST
TÍTULO: Conselho Escolar: mecanismo de participação da comunidade na gestão das escolas municipais de Imperatriz
PALAVRAS-CHAVES: Conselho Escolar; Gestão Democrática; Participação; Autonomia.
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente dissertação intitulada “Conselho Escolar: dispositivo de participação da comunidade na gestão das escolas municipais de Imperatriz-MA” está vinculada à linha de pesquisa Linguagens, Práticas Pedagógicas e Tecnologias da Educação, do Programa de Pós-Graduação Formação Docente em Práticas Educativas, da Universidade Federal do Maranhão, apresenta as práticas desenvolvidas pelo Conselho Escolar nas escolas da rede municipal de Imperatriz. Este trabalho tem como problemática central; as práticas desenvolvidas pelo Conselho Escolar nas escolas da rede municipal de ensino, contribui para a construção da gestão democrática? E o objetivo: apreender como se apresenta as práticas do Conselho Escolar como mecanismo de participação da comunidade e da gestão nas escolas da rede municipal de Imperatriz. Quanto a base teórica-metodológica referenciou-se no materialismo dialético, e abordagem qualitativa, estruturou-se inicialmente por meio da análise de documentos que possibilitaram conhecer um pouco cobre os documentos da rede municipal. Em seguida temos o levantamento de bibliografias, teve como principais fontes: Bordenave (1994), Cabral Neto (1997, 2007), Paro (2003, 2004, 2007), Rosenfield (2003), Rousseau (2005), Werle (2003), entre outros, estudiosos sobre a temática. O instrumento da investigação foi a entrevista semiestruturada com os conselheiros de 03 (três) escolas da rede municipal de ensino. Como produto do trabalho, foi apresentado uma proposta formativa intitulada; Formação de Conselheiros Escolares da rede municipal de Imperatriz, destinada aos conselheiros da rede municipal de ensino. Os resultados do estudo apontam que o CE, foi instituído para servir como espaço de democratização das relações dentro da escola, onde a comunidade pode participar diretamente das ações educativas, sendo um instrumento na partilha de poder A pesquisa demonstrou que a democratização da gestão da escola pública, embora tenha sido garantida por meio dos marcos regulatórios e implementados nas escolas, a participação da comunidade no colegiado, ainda ocorre com precariedade como rito formal. O estudo demonstrou também que existem alguns entraves que dificultam a efetivação das práticas do Conselho Escolar, um deles é o autoritarismo exercido pela pessoa do gestor, que centraliza o poder não propiciando o envolvimento da comunidade no processo de tomadas das decisões, um outro é a falta de conhecimento por parte dos conselheiros e gestão sobre o papel do colegiado dentro da escola.
Externo ao Programa - 1060060 - ALDA MARGARETE SILVA FARIAS SANTIAGO
Externo à Instituição - ALLAN SOLANO SOUZA - UERN