Banca de QUALIFICAÇÃO: ADALBERTO PEREIRA TORRES

DISCENTE: ADALBERTO PEREIRA TORRES
DATA: 18/03/2022
LOCAL: CCSST
TÍTULO: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO DE PROFESSORES DA EJA, CONSTITUÍDO NA DIVERGÊNCIA ENTRE O MODELO AUTÔNOMO E O MODELO “IDEOLÓGICO” DE LETRAMENTO
PALAVRAS-CHAVES: Educação de Jovens e Adultos – EJA. Discurso. Letramento. Letramentos sociais. Professores da EJA.
ÁREA: Educação
RESUMO: Determinados discursos e práticas de letramento tendem a forjar as conjecturas culturais e ideológicas que os sustentam, veiculando a ideia de que sejam neutros e universais, deixando de considerar as posições ideológicas em jogo no processo sócio-histórico no qual palavras, expressões e proposições são produzidas. Nessa direção, o principal objetivo deste estudo é analisar os discursos de professores da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal João Pessoa, localizada na cidade de São Miguel do Tocantins – TO, a partir da inter-relação entre o modelo autônomo e o modelo ideológico de letramento, tendo em vista a noção de letramento como prática social. Para tanto, deseja-se levantar noções de professores da EJA da escola em questão sobre letramento como prática social; identificar possíveis inter-relações entre o modelo autônomo e o modelo ideológico de letramento nos discursos dos professores; e indicar em seus discursos elementos que caracterizem o letramento como uma prática social, e não simplesmente uma habilidade técnica e neutra. Trata-se de um Estudo de Caso, cuja abordagem é qualitativa, que se utiliza de análise documental e entrevista semiestruturada com dez professores da EJA para a coleta de dados. Neste texto de qualificação serão apresentados dados iniciais que compõem o referencial teórico-metodológico do estudo.
Interno - 824.330.623-49 - ANTONIO SOUSA ALVES
Externo à Instituição - ARLETE MARINHO GONÇALVES - UFPA