Banca de QUALIFICAÇÃO: FAUSTO RICARDO SILVA SOUSA

DISCENTE: FAUSTO RICARDO SILVA SOUSA
DATA: 08/03/2022
LOCAL: CCSST
TÍTULO: EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NO COTIDIANO ESCOLAR: um olhar para a realidade de uma escola no município de Açailândia-Maranhão
PALAVRAS-CHAVES: Racismo. Contra-hegemonia. Movimento Negro. Cotidiano Escolar. Educação Antirracista.
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente dissertação, Educação Antirracista no cotidiano escolar: um olhar para a realidade de uma escola do município de Açailândia – Maranhão, é a materialização de uma trajetória de inquietações frente a realidade educacional brasileira hostilizante do corpo negro e de aprendizagens contra-hegemônicas afrodiaspóricas. Tendo por objeto de estudo a Educação Antirracista para além da visão disciplinar e trazendo o cotidiano escolar para a discussão, nosso trabalho se justifica pela situação-problema complexa da estrutura racista que dinamiza a sociedade brasileira, condicionando os espaços que negros e negras podem ocupar, e pela compreensão de que o antirracismo, que categoriza a atuação do Movimento Negro, fundamenta os saberes de resistência africana e afro-brasileira e o compromisso social das escolas com a luta antirracista. Assim, compreender como o racismo está sendo enfrentado no cotidiano de uma escola de Ensino Fundamental na cidade de Açailândia–Maranhão é a inquietação que suleia nossa construção. O objetivo que guiou o estudo é “analisar o enfrentamento ao racismo no cotidiano escolar numa escola de Ensino Fundamental na cidade de Açailândia - Maranhão para a construção de uma Educação Antirracista” que nesta dissertação é um elemento articulado à luta contra-hegemônica do Movimento Negro, bem como “‘Escrevivenciar’ histórias do eu-baobá entrelaçadas com as relações étnico-raciais que coexistem em mim”; “Categorizar raça e racismo na contextualização da situação do negro na sociedade brasileira”; “Compreender discussões pertinentes na contextualização da Educação Antirracista”; e “Elaborar um manual pedagógico com atividades necessárias a serem trabalhadas na Educação Antirracista”. Para tanto, Gomes (2005; 2010; 2017; 2020), Munanga (2020), Moura (2019), Freire (1996; 2019a; 2019b), Deus (2020) nos conduziram na trajetória de aprendizagens que embasam o estudo, que subsidiaram as análises do ambiente escolar, bem como a construção de um manual pedagógico que condensa propostas de atividades relevantes para desenvolver o potencial da Educação Antirracista no cotidiano escolar. Na metodologia fazemos uso do Materialismo Histórico Dialético como enfoque da pesquisa, da abordagem qualitativa com foco nas cinco rodas de conversas com 15 alunos e 13 alunas de uma turma de 4o ano do Ensino Fundamental, tal percurso nos permite entender visões de mundo distintas e repensarmos a educação. Nosso estudo possibilita enriquecimento nas perspectivas pessoal, social, profissional e acadêmica por trazer um questionamento acerca das bases que direcionam o compromisso da educação escolar de maneira ampla, rompendo com as limitações disciplinares ao mesmo tempo que oferece reflexões embasadas numa práxis antirracista que está em construção. Para o momento consideramos parcialmente que a expressão de combate e rompimento com o racismo, e de busca por transformações em prol de uma real justiça social leva em consideração a reeducação das relações étnico-raciais no espaço escola em parcerias com entidades do Movimento Negro com base em sua trajetória de luta contra-hegemônica, além disso, da mesma forma que a resistência negra se concretiza nas relações cotidianas. De modo que a atuação de docentes suscita um repensar as bases epistemológicas que conduzem o fazer educativo desenvolvido nas escolas e a Educação Antirracista seja concretizada no cotidiano escolar.
Interno - 2146601 - BETANIA OLIVEIRA BARROSO
Interno - 2093306 - FRANCISCA MELO AGAPITO