Banca de QUALIFICAÇÃO: LIZANDRA SODRÉ SOUSA

DISCENTE: LIZANDRA SODRÉ SOUSA
DATA: 14/03/2022
LOCAL: CCSST
TÍTULO: UMA ABORDAGEM ANTIRRACISTA DA PSICOLOGIA ESCOLAR NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - CAMPUS IMPERATRIZ
PALAVRAS-CHAVES: Racismo. Psicologia Escolar. Cotas Raciais. Educação Superior.
ÁREA: Psicologia
RESUMO: O presente trabalho dissertativo intitulado “Uma abordagem antirracista da Psicologia Escolar na Universidade Federal do Maranhão – Campus Imperatriz” é fruto de inquietações advindas da atuação em Psicologia Escolar na Educação Superior e da necessidade e urgência por compreendermos como se desenvolvem as Relações Étnico-Raciais nesse contexto. Nosso trabalho se justifica pela necessidade de uma atuação psicológica antirracista, considerando a presença de estudantes negros e negras neste espaço educativo e a escassez de produções em Psicologia Escolar que se dedicam à desconstrução do racismo e, consequentemente, ao desenvolvimento de uma atuação com essa perspectiva. Considerando tal contexto, definimos como questões norteadoras da pesquisa: Como a minha formação identitária contribui para o estudo das relações étnico-raciais na Educação Superior? Quais os aportes teóricos que fundamentam a prática antirracista no Brasil? Como se dão as trajetórias acadêmicas de estudantes negros e negras ingressantes por cotas raciais do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão – Campus Imperatriz? Quais as ações interventivas que a Psicologia Escolar desenvolve para a permanência de estudantes negros e negras na Educação Superior? Considerando tais questões, o objetivo que guia o estudo é “Analisar as trajetórias acadêmicas de estudantes negros e negras ingressantes por cotas raciais do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão – campus Imperatriz”, bem como, “Descrever como a minha formação identitária contribui para o estudo das Relações Étnico-Raciais na Educação Superior”; “Conhecer os aportes teóricos que fundamentam a prática antirracista no Brasil” e, por fim, “Desenvolver um e-book descrevendo as possibilidades de ações interventivas para a Psicologia Escolar no enfrentamento ao racismo no contexto da Educação Superior”. O trabalho está ancorado em autores e autoras que abordam a temática, dentre os quais podemos citar: Nilma Lino Gomes (2005, 2007, 2017, 2019), Kabengele Munanga (2004, 2006, 2016, 2020), Zélia Amador de Deus (2020), Antonio Sérgio Alfredo Guimarães (1999, 2003), José Jorge de Carvalho (2006), Lia Vainer Schucman (2010, 2017), Cynthia Bisinoto Evangelista de Oliveira (2011) e Claisy Marinho-Araújo (2006, 2011). O desenho metodológico da pesquisa possui caráter essencialmente qualitativo sob o aporte epistemológico da Psicologia histórico-cultural, tendo a pesquisa-ação como proposta metodológica. O recurso metodológico escolhido foi a entrevista biográfica pautada na abordagem compreensiva. As entrevistas serão desenvolvidas com estudantes cotistas que ingressaram pela categoria “cotas raciais” e estão vinculados ao Curso de Pedagogia na UFMA já tendo percorrido mais da metade do curso. Além disso, foram utilizados documentos institucionais e serão desenvolvidos círculos de cultura, com cinco encontros, especialmente para fins de construção coletiva de estratégias de enfrentamento ao racismo. Essa investigação possui relevância profissional, social e acadêmica, pois a partir dela esperamos construir subsídios para o desenvolvimento de políticas institucionais antirracistas, contribuir com bases teóricas para o desenvolvimento de uma Psicologia Escolar antirracista, além de fortalecer a atuação destes profissionais especialmente em relação à diversidade étnico- racial dos estudantes na Educação Superior.
Presidente - 2337964 - HERLI DE SOUSA CARVALHO
Interno - 2093306 - FRANCISCA MELO AGAPITO