Banca de QUALIFICAÇÃO: BEATRIZ CARNEIRO ALENCAR

DISCENTE: BEATRIZ CARNEIRO ALENCAR
DATA: 21/03/2022
LOCAL: CCSST
TÍTULO: A COLEÇÃO INDIQUE DA AÇÃO EDUCATIVA COMO POLÍTICA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ/MA
PALAVRAS-CHAVES: Qualidade. Autoavaliação Institucional. Indique.
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente dissertação, intitulada “A Coleção Indique da Ação Educativa como Política de Autoavaliação Institucional nas Escolas de Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Imperatriz/MA”, tem como objeto de estudo a Coleção de Indicadores da Qualidade da Educação (Indique), sob a intenção de investigar em que medida a mesma, como política de autoavaliação institucional, contribui para a consolidação de uma cultura de participação nas escolas de Ensino Fundamental da rede pública municipal de Imperatriz/MA. Abordando para tanto, a constituição histórica do conceito de Qualidade, sua respectiva relação com a Avaliação da Educação, e a sistemática de avaliação educacional no sistema de ensino brasileiro. O presente estudo objetiva ainda conceituar a autoavaliação institucional como mecanismo de participação e de melhoria na qualidade da educação, analisar os documentos que compõe a Coleção Indique para a Educação Básica, com foco sobre os princípios de participação, autonomia e democratização, apresentar os indicadores educacionais que definem a escola de qualidade, fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação de Imperatriz (SEMED), e analisar a percepção da comunidade escolar (gestores, professores, pais, alunos, equipe administrativa e comunidade civil) sobre a Coleção Indique. Logo, adota-se como procedimento teórico-metodológico o desenvolvimento de uma linha de pesquisa qualitativa, que perpassa a análise documental dos documentos da coleção – de modo especial dos instrumentos direcionados ao Ensino Fundamental – , entrevistas semiestruturadas com a Secretaria Municipal de Educação, bem como com a comunidade escolar que partilha do uso dos indicadores para sistematização da autoavaliação institucional, e a análise de conteúdo das respectivas entrevistas. A partir das análises realizadas, constatou-se que [...].
Presidente - 824.330.623-49 - ANTONIO SOUSA ALVES
Interno - 2351021 - CARLOS ANDRE SOUSA DUBLANTE