Banca de QUALIFICAÇÃO: CLEIDSON PEREIRA MARINHO

DISCENTE: CLEIDSON PEREIRA MARINHO
DATA: 22/03/2022
LOCAL: CCSST
TÍTULO: EDUCAÇÃO ESCOLAR TENTEHAR/GUAJAJARA: Identidade, re-existência e protagonismo no Projeto Político Pedagógico do Centro de Ensino Escolar Indígena Geanni Sartori,Terra Arariboia
PALAVRAS-CHAVES: Educação Escolar Indígena. Interculturalidade. Projeto Político Pedagógico. Tentehar-Guajajara.
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente pesquisa visou compreender como os Tentehar-Guajajara, povo indígena que habita a porção amazônica do Estado do Maranhão, traduzem e implementam as diretrizes da Educação Escolar Indígena. A pesquisa que teve como objetivo central analisar o processo de atualização do Projeto Político Pedagógico do Centro de Ensino Escolar Indígena Gianni Sartori, na aldeia Juçaral, Terra Indígena Arariboia e sua contribuição para a promoção do diálogo intercultural e para a transmissão e continuidade da cultura na comunidade, ocorreu por meio de encontros, diálogos e entrevistas com lideranças, pais\mães e professores indígenas e não indígenas, trazendo importantes considerações e reflexões sobre as dimensões do significado de educação para os Tentehar-Guajajara, discutindo sobre os elementos constituintes da educação para os mesmos e como estes elementos são essenciais para a afirmação da identidade, da cultura e da tradição e protagonismo do grupo pesquisado. Através dessa pesquisa, pudemos observar o quanto ainda é necessário avançarmos nas discussões da nossa sociedade contemporânea sobre outros mundos possíveis, numa perspectiva intercultural e decolonial, valorizando a pluralidade e o multiculturalismo que caracterizam nosso país pelos mais diversos povos presentes no nosso território.
Interno - 2337964 - HERLI DE SOUSA CARVALHO
Co-orientador - 219.451.363-91 - ILMA MARIA DE OLIVEIRA SILVA