Banca de QUALIFICAÇÃO: JAIRA RUAMA OLIVEIRA DE SOUSA VIEIRA

DISCENTE: JAIRA RUAMA OLIVEIRA DE SOUSA VIEIRA
DATA: 24/03/2022
LOCAL: CCSST
TÍTULO: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: diálogos e reflexões em uma escola pública da cidade de João Lisboa-MA.
PALAVRAS-CHAVES: Educação em Direitos Humanos. Conscientização Sociopolítica. Cotidiano escolar. Escola-espaço protetivo.
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente dissertação tem por objeto de estudo a reflexão acerca da Educação em Direitos Humanos e as possibilidades de efetivação da EDH em uma escola pública da rede municipal de ensino, a partir do que está descrito no Projeto Político Pedagógico e da perspectiva dos profissionais da educação que ali atuam, evidenciando como os direitos humanos se apresentam no documento orientador de suas práticas educacionais e nas falas e percepções dos sujeitos da pesquisa. O estudo foi desenvolvido em uma instituição municipal de ensino fundamental da cidade de João Lisboa – MA, especificamente durante o turno em que funcionam os anos iniciais, considerando as perspectivas de cada um dos sujeitos envolvidos na oferta e promoção da educação nesta etapa de ensino, diante da temática dos direitos humanos, sua conceituação teórica e aplicação prática para a efetivação da escola como um espaço protetivo e formativo em que se imbricam as categorias da conscientização sociopolítica e a compreensão da Educação em Direitos Humanos como elemento formativo essencial para uma educação crítica e libertadora. A pesquisa se desenvolveu a partir de uma abordagem qualitativa, de cunho exploratório e descritivo, que se desdobrou em pesquisa de campo e levantamento bibliográfico, e sua base epistemológica está pautada em uma teoria crítica da realidade, alinhada com o materialismo histórico-dialético. A análise da educação, enquanto direito e política pública, dos direitos humanos e da conscientização sociopolítica é feita a partir da compreensão da interculturalidade crítica. Os dados foram gerados utilizando como instrumentos a observação sistemática e rodas de conversa e analisados a partir de uma perspectiva discursiva, pela importância que o contexto social tem sobre os sentidos e as percepções que os sujeitos trazem em seus discursos.
Externo à Instituição - CARMEM BARROSO RAMOS - UEMASUL
Externo à Instituição - EMINA MARCIA NERY DOS SANTOS - UFPA