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Banca de QUALIFICAÇÃO: LEIDIANE DE SOUZA SILVA PEREIRA

2022-03-23 15:33:06.734

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEIDIANE DE SOUZA SILVA PEREIRA
DATA: 24/03/2022
HORA: 17:00
LOCAL: CCSST
TÍTULO: METODOLOGIAS SOCIOEDUCATIVAS DESENVOLVIDAS PELA REDE DE AÇÃO INTEGRADA PARA COMBATER A ESCRAVIDÃO NO MARANHÃO - RAICE
PALAVRAS-CHAVES: RAICE. Metodologias socioeducativas. Educação. Trabalho Escravo. CDVDH/CB.
PÁGINAS: 98
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: O Brasil vive atualmente uma configuração de modelo escravista ressignificado, e contemporâneo que desde a colonização deixa fortes danos. Preocupados com essa realidade este trabalho tem como objetivo analisar as metodologias socioeducativas, especificamente desenvolvidas pela Rede de Ação Integrada para Combater a Escravidão no Maranhão- RAICE, no Centro de Defesa da Vida e Direitos Humanos Carmen Bascarán. O projeto RAICE nasce da preocupação com a problemática contínua e, desafiadora de como a sociedade e o Estado podem atender à demanda dos/as interessados/as por reais mudanças nas suas condições de vida. Desse modo, desenvolve ações socioeducativas (aulas, oficinas, formações e reuniões) com intenção de oferecer formação social, política e humana para crianças e adolescentes filhos/as de trabalhadores/as resgatados do trabalho escravo. Utilizamos como metodologia a abordagem qualitativa com enfoque epistemológico no materialismo histórico que se propõe a análise dos fenômenos de forma crítica; como técnicas de pesquisa foram entrevistas e análise documental. As metodologias socioeducativas são fundamentadas neste estudo como práticas que intervêm na realidade social dos/as sujeitos/as considerando o acesso a arte e a cultura como um direito fundamental do ser humano/a, e na perspectiva da difusão e valorização das diversas expressões, manifestações saberes e tradição que fazem parte da identidade cultural dos/as envolvidos/as. Contudo o ato criminoso do Trabalho Escravo é fruto de um modelo que coisifica as relações, viola direitos e rouba a dignidade e a liberdade do indivíduo. Portanto, Sakamoto (2006); Soares (2016); Freire (2019); Gonh (2011); Costa (2021); Gadotte (2011), entre outros/as, são autores e autoras que subsidiaram a escrita e as reflexões teóricas bem como a construção do produto desta dissertação elaborado nos círculos de cultura através da metodologia do fanzine. Acreditamos que por meio deles possamos contribuir para a compreensão e sistematização das metodologias socioeducativas adotadas pela a equipe pois, partindo da execução consciente dessas metodologias esse processo pode ser útil para outras instituições e outras pessoas que também atuam na educação de crianças e adolescentes por meio das atividades artísticas, esportivas e culturais.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2146601 - BETANIA OLIVEIRA BARROSO
Externo ao Programa - 1702717 - FLAVIA DE ALMEIDA MOURA
Interno - 2561518 - KARLA BIANCA FREITAS DE SOUZA MONTEIRO
Presidente - 2586234 - WITEMBERGUE GOMES ZAPAROLI

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