Banca de QUALIFICAÇÃO: THADSON DUARTE FIGUEREDO

DISCENTE: THADSON DUARTE FIGUEREDO
DATA: 25/03/2022
LOCAL: CCSST
TÍTULO: AS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS E SEUS EFEITOS NA ATUAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR A PARTIR DO PROGRAMA SUZANO DE EDUCAÇÃO DA COMUNIDADE EDUCATIVA CEDAC
PALAVRAS-CHAVES: Gestão Escolar. Parceria Púbico-Privada. Reforma do Estado
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente dissertação trata das parcerias público/privadas e seus efeitos na atuação da gestão escolar a partir do Programa Suzano de Educação da comunidade educativa CEDAC, instituído, especificamente, na cidade de Imperatriz/MA. A pesquisa tem como objetivo analisar os impactos do Programa Suzano de Educação sobre a gestão escolar na rede municipal de Imperatriz- MA a partir das estratégias utilizadas para a capacitação de gestores, seus contratos, termos convênios, bem como as principais mudanças no sistema de gestão escolar. A metodologia fundamenta-se no materialismo histórico-dialético, e utiliza a pesquisa bibliográfica e análise documental, tendo como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturadas com sujeitos que fazem parte diretamente com o locus da pesquisa. A pesquisa será pautada, dentre outros autores, em Peroni (2006; 2009; 2012; 2015), Alves (2015), Lück (2006), Adrião e Peroni (2009) e Bresser- Pereira (1997). Inicialmente, realizam-se a demarcação do objeto, os objetivos e a justificativa da pesquisa, os procedimentos metodológicos e a organização da dissertação; analisam-se os aspectos jurídico-normativos das parcerias público- privadas e seus principais marcos regulatórios, destacando a Reforma do Aparelho do Estado nos anos 1990; em seguida, realizam-se análises sobre a ressignificação da gestão escolar brasileira frente à redefinição do papel do Estado; ao final será a Ao final analisa-se a atuação da gestão escolar a partir da implementação do programa Suzano de Educação. Os resultados da pesquisa ainda não foram documentados pois estão em período de análise.
Presidente - 824.330.623-49 - ANTONIO SOUSA ALVES
Interno - 2351021 - CARLOS ANDRE SOUSA DUBLANTE