Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE FERREIRA MENDES JUNIOR

DISCENTE: JOSE FERREIRA MENDES JUNIOR
DATA: 25/03/2022
LOCAL: CCSST
TÍTULO: EDUCAÇÃO POPULAR E DIREITOS HUMANOS: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE EDUCANDOS DO ENSINO MÉDIO NO ASSENTAMENTO CALIFÓRNIA, AÇAILÂNDIA -MA
PALAVRAS-CHAVES: Educação Popular. Direitos Humanos. Educação do Campo. Ensino Médio
ÁREA: Educação
RESUMO: A Educação Popular, os Direitos Humanos e a contribuição dessas categorias para a formação de educandos no ambiente escolar do campo, formam o centro deste trabalho, que tem como objetivo construir práticas socioeducativas numa perspectiva interdisciplinar, nas turmas do ensino médio no Assentamento Califórnia, em Açailândia/MA, de forma a caracterizar uma concepção de educação que emerge do espaço social e político – o assentamento como espaço de resistência – na busca pela formação e reinvenção de sociabilidades e de conscientização de novos sujeitos para uma cultura participativa, democrática, de efetivação e construção de novos direitos. Nesse caminhar, a realização de Rodas de Conversa, como releitura dos Círculos de Cultura, e da situação-problema-desafio orientados pela práxis educativa de Paulo Freire (1967) e pela pesquisa-ação, constituem os instrumentos metodológicos de implementação do presente trabalho, imbuído de humanismo e protagonismo dos sujeitos, a partir de suas próprias experiências, de forma coletiva e solidária. Como membro da Comunidade do Assentamento Califórnia, conhecedor das lutas empreendidas naquele espaço, e ex-professor da Escola onde foram realizadas as práticas educativas que compõem este trabalho, procurei, juntamente com os educandos e educadores das turmas de ensino médio, desdobrar esses eixos reflexivos (situação-problema-desafio) a partir da investigação temática, da tematização e da problematização, criando, coletivamente, situações disparadoras do debate, com vistas a conscientização, mediados por uma pluralidade de enfoques como: Educação, Democracia, MST enquanto sujeito pedagógico, e o sentido do termo Educação do Campo. Corroboram este trabalho, como fundamentação teórica, Paulo Freire (1967, 1987, 1993, 1994, 2000, 2003), enquanto principal referência em Educação e em práticas pedagógicas emancipatórias, e que nos traz uma educação dialógica, crítica, participativa, fundada na práxis e na intervenção do sujeito nos ambientes da vida, além de Roseli Caldart (2001, 2005, 2012a, 2012b) que trabalha a formação dos camponeses Sem Terra e com a Pedagogia do Movimento Sem Terra, Vera Maria Candau (2007) sobre a Educação em Direitos Humanos, e tantos outros que, com suas diferentes experiências, indicam caminhos para uma educação conscientizadora.
Presidente - 2146601 - BETANIA OLIVEIRA BARROSO
Externo à Instituição - GUILHERME VEIGA RIOS - UnB