Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA ZILMA RODRIGUES SILVA

DISCENTE: MARIA ZILMA RODRIGUES SILVA
DATA: 31/03/2022
LOCAL: CCSST
TÍTULO: ATUAÇÃO DO CENTRO DE CULTURA NEGRA - NEGRO COSME (CCN-NC) NA CIDADE DE IMPERATRIZ – MARANHÃO
PALAVRAS-CHAVES: Racismo. Movimento Negro. Centro de Cultura Negra - Negro Cosme.
ÁREA: Educação
RESUMO: O Centro de Cultura Negra - Negro Cosme (CCN-NC) atua na cidade de Imperatriz - Maranhão desde 2002 tem desempenhado um grande papel na sociedade relacionado à cultura e demais ações relacionadas ao povo negro. Assim, este trabalho tem como objetivo conhecer como o CCN-NC desenvolve suas ações na educação antirracista, na cultura, no fortalecimento da identidade negra e no combate ao preconceito e à discriminação racial. Compreendemos que o Centro precisa ser pesquisado porque desenvolve atividades relevantes na sociedade imperatrizense em defesa do povo negro. Desse modo, esse estudo traz como questões norteadoras: Como se dá a atuação do Centro de Cultura Negra - Negro Cosme na cidade de Imperatriz/MA? Qual a contribuição do CCN-NC para as reflexões e ações educativas antirracistas? Para responder a essas e outras questões, nossa pesquisa está embasada nas contribuições de Abdias Nascimento (1978) com a obra O genocídio do negro brasileiro processo de um racismo mascarado; Beatriz Nascimento (2006) com A magnitude do conceito de quilombo e a resistência cultural negra; Sílvio Almeida (2018) que contribui com o livro O que é racismo; Lélia Gonzalez (1984), que nos conduz ao conhecimento com a obra O racismo e sexismo na cultura brasileira; Joel Rufino dos Santos (1984) com O que é racismo; bem como Nilma Lino Gomes (2012) com o artigo Movimento Negro e educação: ressignificando e politizando a raça, dentre diversas obras correspondentes à nossa proposta. Para a efetivação do trabalho o caminho metodológico adotado foi a pesquisa bibliográfica, de modo a conhecermos a temática, e ainda, a partir das histórias de vida faremos um levantamento sobre os trabalhos realizados no CCN-NC; e documental por meio das fontes, como diários, atas, documentos diversos de coleta de informação oral e escrita. A abordagem será qualitativa, pois aprofunda aspectos do comportamento humano e o instrumento a ser trabalhado é a entrevista compreensiva que utiliza técnicas de investigação flexível em que o pesquisador ou a pesquisadora escuta com atenção o que é dito pelo interlocutor. Desse modo pretendemos entrevistar cinco integrantes ativistas do CCN-NC, apontando a relevância da pesquisa na vida acadêmica a partir da decisão de conhecer o Movimento Negro. A pesquisa se justifica por meio de reflexões que buscamos no aprofundamento das leituras, participando de eventos, através de palestras e dos conteúdos estudados nas disciplinas no percurso do mestrado, acompanhando as reuniões do CCN-NC e as ações desenvolvidas pela entidade desde o início da pesquisa, buscando compreender as questões étnico-raciais. Com a finalidade de entender de que forma o CCN-NC atua no combate ao racismo, na valorização da cultura e educação dentro das escolas. Na perspectiva de contribuir para que mais profissionais da educação e a comunidade em geral conheçam as atividades do Centro de Cultura Negra. Sendo que, o protagonismo nessa investigação é de quem vivencia e sente no cotidiano os abusos praticados pelo poder ideologicamente enraizado na cultura dominante.
Interno - 2093306 - FRANCISCA MELO AGAPITO
Externo à Instituição - FRANCISCO ANTONIO NUNES NETO - UFSB