Banca de QUALIFICAÇÃO: WALLAKS LINICKER SILVA COSTA

DISCENTE: WALLAKS LINICKER SILVA COSTA
DATA: 31/03/2022
LOCAL: CCSST
TÍTULO: TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologias digitais. Professor. Educação.
ÁREA: Educação
RESUMO: As ferramentas tecnológicas sempre estiveram presentes em nossas vidas, mas nas últimas décadas as mudanças provocadas pelas tecnologias digitais da informação e comunicação causaram uma ruptura em comportamentos individuais e de instituições. A escola está em um processo de intensas mudanças para acompanhar uma sociedade que se transforma mais rápido do que a capacidade de se apropriar das potencialidades tecnológicas. O professor é o profissional que estará a frente de todas as ações que finalmente alcançarão os estudantes para um ensino contextualizado, entretanto, a forma como os docentes utilizam as tecnologias digitais é uma das grandes questões da atualidade uma vez que isso contribui para uma educação inovadora ou para exclusões. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo investigar de que forma os docentes da rede municipal da cidade de Imperatriz - MA, integram as tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino fundamental anos finais. Para atender aos objetivos propostos a pesquisa tem natureza qualitativa, do tipo exploratória e coo método a pesquisa-ação. Os instrumentos para coleta de dados escolhidos foram a aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas para os professores da rede municipal de Imperatriz - MA e uma observação sistemática não participante com a finalidade de investigar como as tecnologias são utilizadas numa prática didática.
Interno - 2146601 - BETANIA OLIVEIRA BARROSO
Externo ao Programa - 407768 - CENIDALVA MIRANDA DE SOUSA TEIXEIRA