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Banca de DEFESA: EDILMA BANDEIRA DE ARAUJO NOGUEIRA

2022-08-11 09:32:23.758

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDILMA BANDEIRA DE ARAUJO NOGUEIRA
DATA: 06/09/2022
HORA: 09:00
LOCAL: CCSST
TÍTULO: O PROTAGONISMO DE CRIANÇAS NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA EM IMPERATRIZ/MA
PALAVRAS-CHAVES: Protagonismo infantil. Criança. Infâncias. Currículo.
PÁGINAS: 154
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, objetiva o desenvolvimento integral da criança em suas múltiplas dimensões, de modo que usem todas as suas formas de expressão e construção sociocultural. Na última década, um dos grandes desafios tem sido a construção de currículos que encarem a criança como um sujeito de direitos e ativo nesse processo. Assim, a presente pesquisa aborda a temática do protagonismo de crianças no currículo da Educação Infantil. O objetivo macro está em analisar o protagonismo de crianças no currículo da Educação Infantil de uma instituição pública de Educação Infantil em Imperatriz/MA. Para tanto, buscamos apoio na legislação por meio dos documentos oficiais do Ministério da Educação (MEC) que tratam dos direitos das crianças, bem como as contribuições de autores como Friedmann (2017; 2020), que discute a importância do protagonismo infantil e sua relevância na constituição da criança; Corsaro (2005; 2011) e Sarmento (2005; 2008, 2013), que tratam dos novos estudos da sociologia da infância; Oliveira-Formosinho (2007), Oliveira-Formosinho e Lino (1998; 2008), que defendem uma pedagogia da infância para a participação; Fochi e Saballa (2016; 2017), que apresentam uma pedagogia do cotidiano firmada na experienciação significativa nos espaços educativos; Barbosa (2000; 2014), Kramer (1977) e Monteiro (2014; 2019), que abordam aspectos relacionados à elaboração do currículo-ação e a participação direta da criança nessa construção. A abordagem da pesquisa é qualitativa e foram utilizados os seguintes instrumentos e técnicas: observação participante, escuta de crianças em laboratórios, e rodas de conversas a partir de vídeos produzidos no cotidiano dos sujeitos infantis pesquisados. Com as professoras, foram feitas rodas de conversas considerando o objeto de estudo investigado. Os dados foram trabalhados a partir da análise de conteúdo. Os resultados apontam para a ideia de que os meninos e meninas sujeitos da pesquisa apresentam autonomia na circulação, movimento e uso dos espaços. Contudo, na maioria das vezes, a participação ocorre nos momentos de introdução das temáticas na aula, e a tomada de decisão está direcionada especificamente nos momentos de brincadeiras livres em sala ou no pátio com seus pares, em relação ao brincar e brincadeiras. Em face do exposto, deparamo-nos com um currículo que se encaminha para uma proposta prescrita no seu formato, na organização estrutural, constituição da rotina, no modo de fazer o planejamento, como também no PPP que traz nos seus marcos os aportes teóricos e legais, tais como DCNEI (BRASIL, 2010) e BNCC (BRASIL, 2017), que fundamentam as práticas pedagógica no âmbito da educação infantil. Embora a essência teórica da ação não reflita a participação, autonomia e tomada de decisão pela criança para sua emancipação como sujeito ativo de direitos que evidencia a garantia de estarem no centro do processo educativo, as análises mostram que, apesar de os adultos partícipes da pesquisa compreenderem a importância do protagonismo infantil e haver certo esforço para isso, há uma dificuldade docente em fazer a transposição didática, sob efeitos históricos em suas concepções para a transmissão, cujo foco está no livro didático, em uma base comportamental permeada de comandos e na relação mais verticalizada.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2146601 - BETANIA OLIVEIRA BARROSO
Externo ao Programa - 3453610 - EMILENE LEITE DE SOUSA
Interno - 2223570 - FRANCISCO DE ASSIS CARVALHO DE ALMADA
Externo ao Programa - 1168441 - JOSE CARLOS DE MELO
Presidente - 2561518 - KARLA BIANCA FREITAS DE SOUZA MONTEIRO

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