Banca de DEFESA: PAULA ALEXANDRA TRINDADE MOTA

DISCENTE: PAULA ALEXANDRA TRINDADE MOTA
DATA: 02/09/2022
LOCAL: CCSST
TÍTULO: ESCOLHA DOS GESTORES ESCOLARES: UM ESTUDO NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ - MA
PALAVRAS-CHAVES: Democracia. Escolha do gestor. Participação.
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente dissertação tem por título: “Escolha dos gestores escolares: um estudo na rede pública municipal de imperatriz-MA”, cujo objetivo geral é analisar o processo de escolha de gestores escolares na rede municipal de ensino de Imperatriz-MA e seus impactos na gestão democrática das escolas. De forma mais específica: a) Analisar e conhecer os instrumentos normativos existentes para a escolha do gestor escolar no município de Imperatriz; b) Compreender as diversas alternativas de escolha do gestor escolar e como essa escolha impacta na gestão democrática da escola pública; c) Compreender como a escolha do gestor contribui para a construção das práticas democráticas. O objeto em foco está inserido em um contexto amplo, que envolve aspectos históricos, sociais, políticos e econômicos que determinam as formas de provimento ao cargo de gestor escolar. Em relação aos procedimentos técnicos, utilizamos a pesquisa bibliográfica, documental e a pesquisa de campo, por meio de entrevistas semiestruturadas com os diretores, o presidente do Conselho Municipal de Educação e os representantes dos pais, alunos, professores, funcionários e comunidade local, em duas escolas da rede municipal de ensino. Como produto do trabalho, foi apresentado um caderno de orientações: Escolha do gestor escolar, destinado às escolas, à comunidade escolar e ao Conselho Municipal de Educação. Os resultados do estudo demonstraram que a democratização da gestão da escola pública, embora tenha sido garantida por meio dos marcos regulatórios e implementados nas escolas, a participação da comunidade ainda ocorre com precariedade. O estudo demonstrou também que mesmo o gestor tendo sido escolhido através da eleição, mecanismo que deveria assegurar a gestão participativa e democrática, ainda existem alguns entraves que dificultam a efetivação das práticas democráticas na escola, um deles é o autoritarismo exercido pela pessoa do gestor, que centraliza o poder não propiciando o envolvimento da comunidade no processo de tomadas das decisões, um outro é a falta de conhecimento por parte da comunidade escolar sobre o seu papel dentro da escola.
Presidente - 2351021 - CARLOS ANDRE SOUSA DUBLANTE
Interno - 2875034 - JONATA FERREIRA DE MOURA