Banca de DEFESA: CLEIDSON PEREIRA MARINHO

DISCENTE: CLEIDSON PEREIRA MARINHO
DATA: 06/09/2022
LOCAL: CCSST
TÍTULO: EDUCAÇÃO ESCOLAR TENTEHAR/GUAJAJARA: Identidade, re-existência e protagonismo no Projeto Político Pedagógico do Centro de Ensino Escolar Indígena Geanni Sartori,Terra Arariboia
PALAVRAS-CHAVES: Educação Escolar Indígena. Interculturalidade. Projeto Político Pedagógico. Tentehar-Guajajara.
ÁREA: Educação
RESUMO: Este estudo teve como objetivo central analisar o processo de revisão do Projeto Político Pedagógico do Centro de Ensino Escolar Indígena Gianni Sartori, na aldeia Juçaral, Terra Indígena Arariboia, em Amarante do Maranhão, e sua contribuição para a promoção do diálogo intercultural e para a transmissão e continuidade da cultura na comunidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa por meio de uma pesquisa-ação realizada com lideranças indígenas, pais e estudantes indígenas, e professores indígenas e não indígenas da mesma escola. Os dados foram construídos por meio de rodas de conversa as quais foram gravadas em áudio e posteriormente transcritas. Nos encontros de pesquisas foram feitas considerações e reflexões sobre as dimensões do significado de educação para os Tentehar-Guajajara, discutindo sobre os elementos constituintes da educação indígena e da educação escolar indígena, e como esses elementos são essenciais para a afirmação da identidade, da cultura, da tradição e protagonismo de nosso povo. Através desta pesquisa, pudemos observar o quanto ainda é necessário a sociedade brasileira avançar nas discussões sobre a questão indígena numa perspectiva intercultural, valorizando a diversidade que caracteriza nosso país pelos mais diversos povos presentes no nosso território. O trabalho está alicerçado principalmente no aporte teórico de Baniwa (2006; 2019), Melià (1979; 1999), Vasconcellos (2002) e Candau (2011; 2021). Conclui-se nesse trabalho dissertativo que o processo de revisão do PPP do CEEI Geanni Sartori traz à baila uma interpretação de como os processos indentitários dos povos indígenas são plurais e que os princípios da especificidade, do bilinguismo e multilinguismo, da organização comunitária e da interculturalidade que fundamentam à educação escolar diferenciada será garantido às comunidades indígenas com qualidade social e pertinência pedagógica, cultural, linguística, ambiental e territorial se contar com a participação efetiva de tais povos e suas organizações próprias.
Interno - 2337964 - HERLI DE SOUSA CARVALHO
Co-orientador - 219.451.363-91 - ILMA MARIA DE OLIVEIRA SILVA