Banca de DEFESA: ANDREA SILVA DE CASTRO

DATA: 31/08/2022
LOCAL: CCSST
TÍTULO: EDUCAÇÃO DO CAMPO: ENTRE O FAZER PEDAGÓGICO E O SABER POPULAR
PALAVRAS-CHAVES: Educação do Campo. Saberes. Prática pedagógica. Professores/as.
ÁREA: Educação
RESUMO: Nesta dissertação realizamos um estudo sobre vivências da cultura local e o saber popular, tendo como foco a educação do/no campo e a prática pedagógica dos professores. O objetivo foi apresentar contribuições para a Educação do Campo na Escola Municipal Enock Alves Bezerra. Para isso, buscamos entender as concepções dos educadores/as sobre a educação; investigamos a valorização/desvalorização da cultura local; construímos reflexões sobre a autonomia no trabalho docente. No campo metodológico, realizamos uma pesquisa- ação com a participação de sete sujeitos/as, ou seja, cinco professores, uma professora e o gestor da Escola Municipal Enock Alves Bezerra. É um estudo de natureza qualitativa com contribuições do materialismo histórico e dialético. Para a construção dos dados utilizamos observações, diário de campo, gravações, análise de documentos e os círculos de cultura. A partir disso organizamos os temas, subtemas, palavras e expressões geradoras. Na análise dos dados construídos e nas considerações, buscamos refletir sobre a situação-problema-desafio. Dentre outros resultados, constatamos que os educadores vivenciam uma educação urbanocêntrica e a cultura da comunidade ocupa pouco espaço nas práticas pedagógicas. No entanto, por meio do trabalho dialógico foi possível refletir sobre a questão da autonomia, e estes abriram espaço para o surgimento de ideias para novas abordagens sobre a cultura e saberes da comunidade através da prática pedagógica dos professores/as.
Presidente - 2146601 - BETANIA OLIVEIRA BARROSO
Externo à Instituição - CESAR ALESSANDRO SAGRILLO FIGUEIREDO - UFNT