Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de DEFESA: ADALBERTO PEREIRA TORRES

2022-08-24 10:42:37.109

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADALBERTO PEREIRA TORRES
DATA: 08/09/2022
HORA: 09:00
LOCAL: CCSST
TÍTULO: ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA (ADC) DOS DOCUMENTOS QUE ORIENTAM A PRÁTICA DOCENTE E DO DISCURSO DOS PROFESSORES DA EJA DE UMA ESCOLA DO TOCANTINS
PALAVRAS-CHAVES: Educação de Jovens e Adultos – EJA. Análise de Discurso Crítica. Letramentos sociais. Letramento ideológico. Professores da EJA.
PÁGINAS: 140
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Determinados discursos e práticas de letramento tendem a forjar as conjecturas culturais e ideológicas que os sustentam, veiculando a ideia de que sejam neutros e universais, deixando de considerar as posições ideológicas em jogo no processo sócio-histórico no qual palavras, expressões e proposições são produzidas. Nessa direção, o principal objetivo deste estudo foi analisar os documentos que orientam a prática docente e os discursos de professores da EJA de uma escola pública municipal do Tocantins, a partir da inter-relação entre o modelo autônomo e o modelo “ideológico” de letramento, tendo em vista a noção de letramento como prática social. Para tanto, investigou-se as noções dos professores da EJA sobre letramento como prática social e onde eles referenciam as suas ideias; identificou-se inter-relações entre o modelo autônomo e ideológico de letramento nos documentos analisados e nos discursos dos professores; e indicou-se, a partir dessas análises, elementos que não caracterizam o letramento como uma prática social, e que se distanciam do modelo ideológico letramento. Metodologicamente, este estudo, de abordagem qualitativa, utilizou análise documental e entrevistas realizadas com professores da EJA, como instrumentos de coleta de dados. Teoricamente, segue-se os encaminhamentos da abordagem dialético-relacional da Análise de Discurso Crítica (ADC), na perspectiva de Fairclough (2016), entre outros autores, correlacionando, neste estudo, análise linguística, estudos sociais e educação. Os dados evidenciam que o desenvolvimento do pensamento crítico, proposto pelo modelo ideológico de letramento, mostra-se comprometido e perde lugar na escola, pois há poucos elementos que indicam que na EJA o letramento seja concebido como uma prática social. Os dados mostram que o trabalho do professor fica restrito ao papel de reproduzir a força de trabalho para o capital; em detrimento de uma educação para o pensamento crítico, para a ação política e transformadora, como propõe o modelo ideológico de letramento.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 824.330.623-49 - ANTONIO ALVES FERREIRA
Externo à Instituição - ARLETE MARINHO GONÇALVES - UFPA
Externo à Instituição - EDIENE PENA FERREIRA - UFOPA
Interno - 2561518 - KARLA BIANCA FREITAS DE SOUZA MONTEIRO
Presidente - 458.039.862-91 - RAIMUNDO NONATO DE PADUA CANCIO

fim do conteúdo