Banca de DEFESA: ADRIANO DA SILVA BORGES

DISCENTE: ADRIANO DA SILVA BORGES
DATA: 05/09/2022
LOCAL: CCIm
TÍTULO: OS DESAFIOS DOCENTES NA ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES INDÍGENAS NA ESCOLA URBANA PAULO FREIRE EM IMPERATRIZ – MARANHÃO
PALAVRAS-CHAVES: Educação Escolar Indígena; Escolarização indígena; Estudantes Indígenas em contexto Urbano.
ÁREA: Educação
RESUMO: O objetivo deste estudo é compreender os desafios enfrentados pelos docentes, na escolarização de estudantes indígenas, em sua sala de aula, tendo como lócus da pesquisa a Escola Municipal Paulo Freire (EMPF)¹que apresenta o maior número de estudantes indígenas, matriculados em uma escola urbana de Imperatriz Maranhão, por estar nas proximidades da única aldeia urbana, a Aldeia Amazonas.² Para tanto, parte da seguinte questão: Como as escolas urbanas do município de Imperatriz Maranhão enfrentam o desafio da escolarização de estudantes indígenas? Metodologicamente, caracteriza-se como pesquisa-ação realizada na escola, junto a docentes que recebem os estudantes indígenas, utilizando como recurso de pesquisa bibliográfica, para auxiliar na escrita da fundamentação dos objetos, a observação a entrevista e as visitas de campo, na aldeia urbana onde estão morando os indígenas que estudam na escola. O estudo apresenta diferentes visões de autores, como base teórica crítica e reflexiva, tendo em vista a relação entre os sujeitos pesquisados como: Zaparoli (2016) Ferreira (2001); Gomes (2012); Monteiro (2001); Freire, (1980); Laraia (2004) Albuquerque (2011); Mussi (2011), entre outros pesquisadores que contextualizam com as políticas educacionais, voltadas para os povos indígenas nas escolas. Neste sentido, é importante reconhecer as orientações que estão sendo trabalhadas com os docentes, em relação às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena (EEI) (BRASIL, 2008) e da Constituição Federal específicos aos Indígenas (BRASIL, 1988), Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Lei n° 9.394 (BRASIL, 1996), Plano Nacional de Educação (PNE) na Lei n° 10.172 (BRASIL, 2001), Lei 11.645 (BRASIL, 2008) a fim de compreendermos como está sendo sua aplicabilidade, no exercício da Educação Escolar Indígena (EEI), com viés na Pluri e Interculturalidade. Os resultados do estudo convergiram para a afirmação do objeto da pesquisa e de que os desafios enfrentados pelos docentes que recebem estudantes indígenas, juntamente com os não indígenas, na escola urbana Escola Municipal Paulo Freire (EMPF), destacando a língua materna e diversidade das situações culturais, geográficas dos povos indígenas, além das dificuldades de língua portuguesa, como L2, incluindo as emergências da elaboração de políticas públicas educacionais, voltadas para o acesso e permanência nos espaços escolares, para os povos indígenas que estão estudando com não indígenas, em contexto urbano.
Co-orientador - 2337964 - HERLI DE SOUSA CARVALHO
Interno - 219.451.363-91 - ILMA MARIA DE OLIVEIRA SILVA