Banca de DEFESA: WILLIAN GOMES ZAPAROLI

DISCENTE: WILLIAN GOMES ZAPAROLI
DATA: 09/09/2022
LOCAL: CCIm
TÍTULO: EDUCAÇÃO FÍSICA EM SALA DE AULA: UMA ATIVIDADE VOLTADA PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO
PALAVRAS-CHAVES: Educação Física. Educação Física Escolar. Educação. Práticas Pedagógicas. Saberes Docentes.
ÁREA: Educação
RESUMO: Este trabalho tem como objeto de estudo a Educação Física sala de aula numa abordagem histórico-cultural. Tem como objetivo geral analisar de que forma a Educação Física tem contribuído para o desenvolvimento humano e social de crianças e adolescentes no Ensino Fundamental em escolas de rede municipal de Imperatriz-MA. Como etapa inicial para fundamentarmos e situarmos o leitor no texto foram feitas discussões relacionadas a evolução da Educação Física e a sua inserção no ambiente escolar, traçando uma linha do tempo em ordem cronológica da sequência dos fatos. A pesquisa documental por meio de currículos oficiais nacionais e estaduais foram importantes para averiguarmos as possibilidades de melhorias nas abordagens das aulas. Ao longo do processo de investigação foi pertinente mergulharmos mais a fundo em elementos da formação de base dos professores participantes da pesquisa, a cultura familiar, influência de seus anos como estudante, a formação universitária, as experiências iniciais e os anos subsequente. Propusemos como forma de abordagem a pesquisa de cunho qualitativo, onde o mais importante era colher os depoimentos e impressões particularidades dos professores. A escolha do tipo de entrevista semiestruturada nos permitiu obtermos depoimentos surpreendentes e de grande relevância para a pesquisa Educacional e para a pesquisa em Educação Física Escolar. A transcrição de muitas falas demonstrou conhecimento e preocupação dos professores as teorias pedagógicas e com a dicotomia entre práticas culturais enraizadas no ensino tradicional ante as possibilidades de um fazer pedagógico mais alinhado aos valores progressistas no processo de ensino e aprendizagem. Foi notório na filtragem dos depoimentos, observarmos as grandes angústias e aflições dos professores para com os rumos que o nosso sistema de ensino tem levado, os danos com o uso errado das tecnologias e principalmente para a necessidade de descontruir uma imagem de desprestígio da Educação Física Escolar para o desenvolvimento Humano dos indivíduos de forma a evitar a fragmentação entre teoria e prática.
Interno - 824.330.623-49 - ANTONIO ALVES FERREIRA
Externo à Instituição - BERTA LENI COSTA CARDOSO - UESB