Banca de DEFESA: LIZANDRA SODRÉ SOUSA

DISCENTE: LIZANDRA SODRÉ SOUSA
DATA: 13/09/2022
LOCAL: CCIm
TÍTULO: TRAJETÓRIAS ACADÊMICAS DE ESTUDANTES NEGROS E NEGRAS COTISTAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - CAMPUS IMPERATRIZ
PALAVRAS-CHAVES: Racismo. Psicologia Escolar. Cotas Raciais. Educação Superior.
ÁREA: Psicologia
RESUMO: O presente trabalho dissertativo intitulado “Trajetórias acadêmicas de estudantes negros e negras cotistas do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão – Campus Imperatriz” é fruto de inquietações advindas da atuação em Psicologia Escolar na Educação Superior e da necessidade e urgência por compreendermos como se desenvolvem as relações raciais nesse contexto. Nosso trabalho se justifica pela necessidade de que a universidade seja um ambiente profícuo para o desenvolvimento de práticas institucionais antirracistas considerando a presença de estudantes negros e negras neste espaço educativo. As questões norteadoras que direcionaram o estudo foram: Como a minha formação identitária contribui para o estudo das relações étnico-raciais na Educação Superior? Quais as trajetórias acadêmicas de estudantes negros e negras cotistas do curso de Pedagogia da UFMA – Campus Imperatriz? Como se deu o processo de autoidentificação racial de estudantes cotistas? Como são desenvolvidas as relações raciais no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão? A partir disso, delineamos os seguintes objetivos: (a) descrever como a minha formação identitária contribui para o estudo das Relações Étnico-Raciais na Educação Superior; (b) analisar as trajetórias acadêmicas de estudantes negros e negras cotistas do curso de Pedagogia da UFMA – Campus Imperatriz; (c) investigar como se deu o processo de autoidentificação racial de estudantes negros e negras cotistas e (d) compreender como se desenvolvem as relações raciais no curso de Pedagogia da UFMA. O trabalho está ancorado em autores e autoras que abordam a temática das relações raciais no Brasil, a política de cotas e a Psicologia Escolar no que tange às questões raciais, dentre os quais podemos citar: Nilma Lino Gomes (2001, 2005, 2006, 2007, 2017, 2019, 2021), Kabengele Munanga (2004, 2006, 2016, 2020), Antonio Sérgio Alfredo Guimarães (1999, 2003), José Jorge de Carvalho (2006), Lia Vainer Schucman (2010, 2014, 2017, 2018), Claisy Marinho-Araújo (2014, 2015, 2016), Adrielle de Matos Borges Teixeira, (2018, 2019) e Maria Virginia Machado Dazzani (2018, 2019). A pesquisa possui caráter essencialmente qualitativo sob o aporte epistemológico da Psicologia Histórico- Cultural do desenvolvimento humano. O caminho metodológico foi desenvolvido a partir de mapeamento institucional por meio de fontes documentais e realização de entrevistas. As entrevistas foram realizadas com a profissional de Psicologia do campus e com estudantes cotistas do curso de Pedagogia que ingressaram na universidade pela categoria “pretos e pardos”. Essa investigação possui relevância profissional, social e acadêmica, pois a partir dela esperamos construir subsídios para o desenvolvimento de políticas e práticas institucionais antirracistas e, consequentemente, contribuir para a permanência digna de estudantes cotistas na Educação Superior. As informações foram analisadas a partir do conceito de zonas de sentidos, construídas a partir das falas das participantes por meio de uma interpretação crítica dos fenômenos apresentados no processo de pesquisa. Dentre outras coisas, os resultados mostraram que as ações psicológicas desenvolvidas são voltadas para todos aqueles que possuem dificuldades de permanência na Educação Superior, não havendo ações específicas direcionadas ao público negro na universidade; a formação identitária do corpo discente é fortemente influenciada pelo contexto familiar; a universidade se apresenta como espaço fértil para o fortalecimento de identidades raciais; o curso de Pedagogia da UFMA tem se empenhado em formar pedagogos e pedagogas em uma perspectiva democrática; os auxílios financeiros e as bolsas se mostram um fator imprescindível para a permanência digna de estudantes cotistas. Por fim, como desdobramentos da pesquisa, sugerimos proposições de ações coletivas e institucionais a fim de possibilitar melhores condições de permanência para estudantes negros e negras cotistas da UFMA.
Interno - 2093306 - FRANCISCA MELO AGAPITO
Presidente - 2337964 - HERLI DE SOUSA CARVALHO