Banca de DEFESA: ANA PAULA OLIVEIRA DOS SANTOS

DISCENTE: ANA PAULA OLIVEIRA DOS SANTOS
DATA: 05/09/2022
LOCAL: CCIm
TÍTULO: O BRINCAR NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE IMPERATRIZ-MA: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
PALAVRAS-CHAVES: Educação Infantil. Brincadeira. Currículo. Teoria Histórico-Cultural.
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente trabalho consiste em um estudo sobre o brincar no currículo da Educação Infantil. Frente a isso, o objetivo geral da investigação é analisar o brincar no currículo da Educação Infantil em uma instituição da Rede Municipal de Ensino em Imperatriz- MA. Seguiu-se como arcabouço teórico as vertentes da Teoria Histórico-Cultural, tendo como base central as obras de Lev Semenovich Vigotski e colaboradores. Com a abordagem qualitativa, o estudo envolveu a observação participante; a pesquisa documental; e a entrevista semiestruturada para os procedimentos de investigação; a análise dos dados foi uma aproximação do método Hermenêutico-dialética. Os resultados explicitam que a Proposta Pedagógica Curricular da instituição, voltada para a Educação Infantil, apresenta cópia dos campos de experiências acrescidos dos direitos de aprendizagem, expressos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sem contextualização e perspectiva individual do corpo de funcionários da instituição na construção do plano. Para tanto, as professoras compreendem a importância do brincar para as aprendizagens infantis, no entanto, as práticas educativas demostraram ações mais voltadas para os anos iniciais do Ensino Fundamental e menos apropriadas à educação das crianças. No decorrer da pesquisa, evidenciou-se que os ambientes da escola precisam de mudanças, os materiais de uso das crianças ficam guardados no armário da professora e os brinquedos em canto isolado da sala. A distribuição desses recursos demonstra modelo de ensino voltado para os adultos, em que as crianças não têm autonomia para realizar as atividades/necessidades. O direcionar da pesquisa demonstrou a relevância de ações intencionais, na organização do ambiente, na rotina e na distribuição de materiais que influenciam diretamente a brincadeira de papéis. Os resultados da pesquisa apontam para necessidade de organização curricular na instituição pesquisada, tanto no currículo real como no vivenciado, relacionando com todas as dimensões humana - a lúdica, a fantasia, a artística, a imaginação. Conclui-se, portanto, que o brincar condiciona essas experiências, neste sentido, não se pode pensar em educação das crianças que as afastem da mola propulsora de suas aptidões humanas, traduzindo as capacidades das crianças de criar e reinventar.
Externo à Instituição - BERTA LENI COSTA CARDOSO - UESB
Presidente - 2223570 - FRANCISCO DE ASSIS CARVALHO DE ALMADA